Cuiabá, 26 de Abril de 2024
Notícia Max
26 de Abril de 2024

CIDADES Quinta-feira, 06 de Junho de 2019, 08:43 - A | A

Quinta-feira, 06 de Junho de 2019, 08h:43 - A | A

MATO GROSSO

"Semana do Meio Ambiente" reforça o consumo responsável com foco no futuro sustentável

Redação

Você precisa mesmo deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes? Já cogitou apagar as luzes sempre que sair dos ambientes para economizar energia elétrica? Ou melhor, trocar o copo plástico descartável por uma garrafinha? Apesar de simples, pequenas atitudes trazem consigo um grande poder: o de transformar hábitos em rotina e, consequentemente, criar um futuro mais sustentável.   

 

Assessoria

meio ambiente

 

Este foi um dos focos que norteou a “Semana do Meio Ambiente”, promovida pelo Hospital Santa Rosa, nos dias 4 e 5 de junho, em Cuiabá. A programação contou com atividades especiais voltadas para a sensibilização e educação ambiental de seus colaboradores. Entre elas, palestras, apresentação teatral do espetáculo “Muda”, da companhia Circo Intenda, e distribuição de mudas de plantas regionais.

 

Conforme alertou a engenheira ambiental Kamila Barros Bonfim, durante a palestra “Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável”, vivemos numa era de desafios globais – como mudança climática, crise financeira, terrorismo, pobreza extrema, desigualdade social, desmatamento, fome, corrupção, desastres naturais e doenças – e é preciso ter em mente que estudos científicos apontam que o ser humano leva cerca de 21 dias para tornar uma atividade repetitiva em um hábito. 

 

“A ciência diz que esse é o período mínimo para adaptação de uma pessoa a determinados hábitos e/ou rotina. Logo, precisamos reavaliar nossas ações e pensar a longo prazo. Da mesma forma, precisamos analisar o ciclo de vida dos produtos para detectar as oportunidades de melhoria da gestão e do processo produtivo industrial, bem como minimizar os impactos ambientais utilizando racionalmente os recursos naturais e ainda ter uma atividade lucrativa com alto valor social”, destacou.

 

Kamila ressaltou que o setor privado cresceu e, consciente desses desafios, já está se mobilizando. "No Santa Rosa, por exemplo, para além da melhoria contínua de ações voltadas à temática sustentável, a instituição adotou práticas como a segregação e tratamento adequado dos resíduos de serviço de saúde gerados; a minimização da geração de resíduos por meio de campanhas, projetos e treinamentos contínuos relacionados ao tema; valoração, reciclagem e logística reversa dos resíduos livres de agentes biológicos; ações socioambientais; e ações voltadas para a saúde e a segurança dos colaboradores”. 

 

Neste viés, a engenheira ambiental reforçou que princípios relacionados à sustentabilidade podem – e devem – ser aplicados em diversas áreas. “Do planejamento estratégico, gestão financeira, gestão de qualidade, compras sustentáveis, encadeamento produtivo, gestão de pessoas, desenvolvimento social, gestão ambiental, mercado e consumo consciente, marketing e comunicação, políticas públicas até legislação, normas e certificações”, aconselhou.

 

ACREDITAÇÃO – Com mais de duas décadas, o Santa Rosa é o único hospital de Mato Grosso certificado pela Acreditação Canadense, nível Diamond – uma das principais certificações de qualidade em saúde no mundo. A instituição também é certificada em Excelência, Nível III, pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e em Nível 6 da EMR Adoption Model (EMRAM) pela Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS) Analytics.  

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários