Cuiabá, 26 de Abril de 2024
Notícia Max
26 de Abril de 2024

CIDADES Segunda-feira, 02 de Abril de 2018, 16:42 - A | A

Segunda-feira, 02 de Abril de 2018, 16h:42 - A | A

EFICÁCIA

Teste PHI detecta câncer de próstata de forma menos invasiva

Andréia Silveira - PlanodeSaude.net

PHI

Teste PHI para detectar câncer de próstata já está disponível no Brasil e pode detectar a presença de tumores de forma menos invasiva, além de evitar biopsias desnecessárias

O teste Prostate Health Index é considerado eficaz e menos invasivo para flagrar tumores na próstata. Através dele os médicos podem evitar biópsias desnecessárias, além de ser um teste mais simples. 

 

PHI já está disponível no Brasil e oferece maior precisão nos resultados

 

O PSA detecta, através de amostras de sangue, os níveis de PSA que é produzido na próstata. Porém, seu resultado pode ser um falso-positivo, levando o paciente a se submeter a uma biópsia desnecessária.

 

Isso ocorre porque a molécula pode estar a um nível elevado por diversas situações e estas podem ser benignas. Para que os médicos não precisem investigar possíveis tumores, desnecessariamente, o PHI contribuir com o diagnóstico final. 

 

É importante saber que a biópsia é um procedimento desconfortável e que pode gerar complicações, como infecções e sangramentos. Por meio da realização do PHI, nem todos os pacientes terão que se submeter ao exame de PSA.

 

Como é o Índice de Saúde da Próstata, PHI?

 

O PHI analisa, além do PSA e PSA livre, analisa o P2PSA, uma terceira molécula que está mais ligada a casos de tumores malignos. Portanto, ele se mostra um teste que visa contribuir com a redução de biópsias desnecessárias.

 

Conforme um estudo chinês, muitas biópsias poderiam ser evitadas se antes o paciente passasse por uma triagem com o PHI. Além disso, o exame visa ajudar a flagrar versões mais sérias do câncer que, embora ainda em fase de estudo, ele pode sinalizar tumores mais agressivos e que podem se espalhar pelo corpo.

 

Como o PHI funciona?

 

O PHI é um exame de alta sensibilidade e que pode ser usado para detectar o câncer de próstata de forma menos invasiva e antes mesmo da biópsia. Esse exame chegou ao Brasil no final de 2016 e no final de 2017 passou a ser realizado pelos principais laboratórios do país, contribuindo assim, com o diagnóstico médico.

 

O exame tem a sua eficácia comprovada em diversas publicações científicas em todo o mundo, sendo reconhecido como uma ferramenta que melhor contribui com o diagnóstico do câncer, de forma mais simplificada.

 

Ele é realizado através de amostras de sangue, com uma combinação de três marcadores presentes: o PSA total, PSA livre e o P2PSA. Através de um cálculo matemático, é possível determinar, com mais precisão, as chances do homem ter câncer na próstata.

 

Em questão de segundos o P2PSA garante maior especificidade para a doença e só vai constar alteração no resultado se o paciente realmente estiver com câncer. Por isso é tido como um diagnóstico diferenciado.

 

Onde realizar o PHI

 

Essa não é um exame que faz parte, ainda, do rol de procedimentos disponíveis nos planos de saúde, já que ainda é tido como recém-chegado no Brasil. Porém, já é possível realizá-lo em laboratórios particulares. 

 

Para homens com casos de câncer de próstata na família e acima dos 40 anos, é importante realizar o exame de próstata. Através do PHI é possível se livrar de uma biópsia e tratamentos desnecessários, por isso, embora tenha um custo ainda elevado, ele está sendo bastante recomendado.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários