Cuiabá, 26 de Abril de 2024
Notícia Max
26 de Abril de 2024

CULTURA Terça-feira, 09 de Abril de 2019, 16:15 - A | A

Terça-feira, 09 de Abril de 2019, 16h:15 - A | A

CURSO

Alunos da MT Escola de Teatro recebem mestre maranhense Tião Carvalho

Assessoria

Reprodução

 

Na manhã do último sábado (06.04) os aprendizes da MT Escola de Teatro receberam uma visita muito aguardada, o mestre maranhense Tião Carvalho, que ministrou uma aula superespecial de percussão corporal. O intercâmbio faz parte das atividades do Território Cultural.

 

O encontro aconteceu na sala Anderson Flores, do Cine Teatro Cuiabá, e faz parte das discussões sobre o imaginário da infância, tema trabalhado nas aulas deste semestre e direcionado aos estudantes dos cursos regulares.

 

Mestre Tião ministrou aulas sobre as danças brasileiras com foco nos jogos,  brincadeiras infantis e teatrais, oriundos da cultura popular, tradicional e oral. "São aprendizados que não vêm de sala de aula, mas que se aprende na rua e rodas de capoeira. É a tradicional cultura oral. A interação dos alunos foi muito boa, pois eles estão disponíveis para arte. Então, foi fácil falar de corpo e consciência corporal, sabendo que o simples facilita o aprendizado", revela.

 

José Antônio Pires de Carvalho, mais conhecido como Mestre Tião, é cantor, compositor, ator e dançarino, fundador do Grupo Cupuaçu, no Morro do Querosene, em São Paulo. Ele pesquisa e promove apresentações sobre músicas e danças populares do Maranhão, como o Bumba Meu Boi e o Cacuriá.

 

Para o diretor da Associação Cultural Cena Onze, Flávio Ferreira, receber a visita do mestre Tião é uma ótima oportunidade para os aprendizes conhecerem a diversidade cultural do nosso país. "Esse intercâmbio de informações promove o aprendizado e proporciona um crescimento profissional para todos os participantes", destaca.

 

Sobre a MT Escola de Teatro 

 

A MT Escola de Teatro é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT) em parceria com a Associação Cultural Cena Onze, a Associação dos Artistas Amigos da Praça e Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários