Cuiabá, 26 de Abril de 2024
Notícia Max
26 de Abril de 2024

CULTURA Terça-feira, 14 de Agosto de 2018, 09:00 - A | A

Terça-feira, 14 de Agosto de 2018, 09h:00 - A | A

SÁBADO E DOMINGO

Peça inspirada em extermínio de povos indígenas chega em Cuiabá

G1-MT

André D'Lucca

peça inspirada em extermínio de povos indígenas

 

Uma peça inspirada em atrocidades cometidas contra povos indígenas será apresentada no sábado (18) e domingo (19), no Espaço Incasa, em Cuiabá.

 

A atração é baseada no documento 'Relatório Figueiredo'. Abafado pelo governo e pela mídia, ele relata as maiores atrocidades cometidas contra os povos indígenas no território brasileiro.

 

Entre torturas, mutilações, pessoas aleijadas e mortas em decorrência dos espancamentos, além de trabalho escravo, o cárcere privado foi de longe o ato mais leve sentido pelas vítimas.

 

O Espaço Incasa contará o que aconteceu com os índios nas décadas de 40, 50 e 60, numa peça de 60 minutos, com sessões às 19h e 20h30.

 

O documento conta com mais de sete mil páginas produzidas durante a ditadura militar, a pedido do Ministro do Interior, após uma série de denúncias. São fatos silenciados até pelos próprios historiadores, onde existem poucos estudos sobre o assunto.

 

Quando o relatório foi apresentado, em 1968, representou um grande escândalo, e ganhou repercussão internacional, por se tratar de genocídio. A documentação foi abafada e o relatório desapareceu supostamente queimado num incêndio. Após 45 anos ele reaparece praticamente intacto.

 

O massacre teria sido praticado principalmente por latifundiários e funcionários do extinto Serviço de Proteção ao Índio (SPI).

 

No elenco estão os atores Adriano Miguel, Anderson Sanches, Carlos Marcoski, Celia Oliveira, Eloá Pimenta, Gustavo Pompeo, Paulo Nicacio, Wagton Douglas, Sidnei Santana e Isadora Pardal.

 

A direção do espetáculo é assinada por André D`Lucca em parceria com Eloá Pimenta e Wagton Douglas.

 

Os ingressos estão sendo vendidos a R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia). Recomendado para maiores de 12 anos de idade.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários