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ECONOMIA Sábado, 21 de Abril de 2018, 13:39 - A | A

Sábado, 21 de Abril de 2018, 13h:39 - A | A

DE QUEM É A CULPA?

E-commerce enfrenta aumento de 34% nas reclamações sobre atraso na entrega

Reclame Aqui

Comprar produtos pela internet tem suas vantagens, mas também envolve riscos. Um dos maiores desafios enfrentados para qualquer consumidor e empresa de e-commerce é a logística de distribuição dos produtos comprados pelos clientes, seja por conta de problemas de segurança, pela própria extensão territorial que faz a entrega ser mais demorada, pelas greves nos Correios ou até mesmo por produtos nunca entregues.

Reprodução

E-commerce

 

No primeiro trimestre de 2017, foram registradas quase 70 mil reclamações sobre atraso na entrega no site do ReclameAQUI.  Em comparação a 2018, as queixas sofreram um aumento de 34%, com mais de 90 mil reclamações registradas no mesmo período.

 

Em Brasília, um consumidor reclama que já faz 5 meses que seus móveis não chegam. “No dia 18 de abril, quase 5 meses após a aprovação do pedido, recebi um e-mail que dizia haver uma ocorrência que impede a entrega”, diz consumidor insatisfeito.

 

Um consumidor do Rio de Janeiro relatou no ReclameAQUI que se sentiu constrangido por não receber, no prazo estimado pela empresa, o smartphone comprado através da internet. “Me sinto completamente prejudicado e constrangido, já que esse pedido seria um presente de aniversário para minha esposa. Neste período, recebi diversos e-mails da loja onde comprei o produto, mas nunca me dão uma solução”, ressalta cliente.

 

De quem é a culpa?

 

Muitas vezes, as lojas virtuais respondem aos consumidores que a demora na entrega se deve ao atraso dos Correios. Mas você sabia que o fornecedor do produto é tão responsável quanto o entregador da encomenda final? Ele responde pelo parceiro logístico que seleciona para fazer a entrega.

 

Embora o consumidor não assine um contrato fisicamente, a entrega é um serviço que está embutido no contrato de compra e venda no momento em que o cliente efetua o pagamento. Se a empresa atrasa a encomenda, ela já infringiu o Código de Defesa do Consumidor. Portanto, é uma quebra contratual.  

 

Caso o consumidor sinta-se lesado de alguma forma, ele pode procurar a empresa ou o parceiro logístico para obter uma explicação e até mesmo ser ressarcido, ou abrir uma reclamação no ReclameAQUI.

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