A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), apurada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e divulgada pela Fecomércio-MT, no dia 23 de novembro (sexta-feira), registrou alta de 8,2% sobre o mês anterior, indicando maior desejo das famílias de ir às compras nos próximos meses na capital do estado.
A pesquisa alcançou 76,4 pontos, contra os 70,6 pontos do mês anterior. Ainda assim, o índice está 8,1% menor que o registrado no mesmo período do ano passado, quando somava 83,1 pontos.
Faixa de renda das famílias
A elevação mensal também foi verificada nas famílias que recebem até 10 salários mínimos (7,9%) e para as quem recebem acima disso (10,1%). No mês anterior, a retração nas faixas de renda foi de -0,9% e -8,6%, respectivamente.
O levantamento mostrou ainda que o ICF foi puxado pelo crescimento de todos os componentes no mês, com destaque para Momento para Duráveis (13,5%), Renda Atual (13,2%), Perspectiva Profissional (12,4%) e Perspectiva de Consumo (11,2%).
Perspectivas para 2018 e 2019
Segundo a CNC e a própria Fecomércio-MT, esse crescimento na intenção de consumo deverá continuar nos próximos meses, de maneira a refletir as expectativas do comportamento esperado para a economia. A previsão de vendas do varejo em 2018 para 4,5%, estimando também em 5,2% as vendas para 2019.
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