Cuiabá, 26 de Abril de 2024
Notícia Max
26 de Abril de 2024

ECONOMIA Sexta-feira, 16 de Março de 2018, 15:00 - A | A

Sexta-feira, 16 de Março de 2018, 15h:00 - A | A

AS DUAS MAIORES EMPRESAS DE CELULOSE DO PAÍS

Suzano terá 46,6% da nova companhia após fusão com a Fibria

G1

Reprodução

Suzano

BNDES aprovou o negócio, que cria uma companhia líder mundial em celulose de mercado.

Suzano será controladora e terá 46,6% da estrutura societária da nova companhia resultante da fusão com a Fibria informou a companhia nesta sexta-feira (16).

 

A fusão entre as duas companhias foi aprovada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e une as duas maiores empresas de celulose do país e transforma a companhia resultante em líder mundial em celulose de mercado.

 

A Votorantim, que hoje detém fatia de 29.42% na Fibria, passará a ter participação minoritária de 5,6% na nova companhia. A Fibria nasceu da compra da Aracruz pela Votorantim em 2009, com ajuda do BNDES, em negócio que evitou quebra da empresa.

 

Já o Bndespar, que possui 29,08% da Fibria, terá 11,1% após o término da união das companhias.

 

"Será a maior empresa do agronegócio e a quinta maior empresa nao financeira do Brasil", afirmou o presidente da Suzano a jornalistas em São Paulo após o anúncio do negócio.

 

Em apresentação da operação nesta sexta, os executivos da Suzano, que é controlada pela família Feffer, avaliaram sinergias entre R$ 8 bilhões e 10 bilhões "no mínimo".

 

Na avaliação da Suzano, a fusão proporcionará ganhos de eficiência e redução de custos em manejo florestal, logística, estruturas administrativas e nas compras de suprimentos.

 

O presidente do BNDES, Paulo Rabello classificou o negócio de "fato extraordinário". Segundo ele, a fusão ajudará na gerar mais valor e atrairá novos investidores para a nova companhia.

 

Ele também negou que a União dos negócios represente uma operação de venda. "No mesmo momento, vendemos e recompramos", disse, acrescentando que o banco acredita no negócio no qual permanecerá.

 

5ª maior empresa do Brasil

A Suzano diz que passará a ser a maior empresa do agronegócio brasileiro e a quinta maior companhia não finaceira do Brasil (considerando valor de mercado).

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários