Cuiabá, 26 de Abril de 2024
Notícia Max
26 de Abril de 2024

INTERNACIONAL Sexta-feira, 06 de Setembro de 2019, 10:59 - A | A

Sexta-feira, 06 de Setembro de 2019, 10h:59 - A | A

DONALD TRUMP

Irã está mais próximo de negociar, diz chefe do Pentágono

G1

REPRODUÇÃO

IRA

 

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Mark Esper, disse nesta sexta (6) que o Irã, aparentemente, está mais próximo de aceitar diálogos, dias após o presidente dos EUA, Donald Trump, ter deixado a porta aberta para um possível encontro com o do Irã, Hassan Rouhani, durante a encontro da Assembleia Geral da ONU em Nova York.

 

“Aparentemente de algumas maneiras o Irã está se aproximando de uma posição na qual podemos ter conversas e, com esperança, isso acontecerá dessa forma”, disse Esper a um centro de estudos em Londres, o Royal United Services Istitute.

Os desentendimentos entre os dois países aumentaram desde que Trump retirou os EUA de um acordo internacional pelo qual o Irã havia concordado em controlar seu programa atômico em troca de alívio para as sanções econômicas.

 

O governo de Washington, desde então, renovou e intensificou as sanções, o que implicou uma diminuição de mais de 80% das exportações de petróleo.

 

Ao mesmo tempo os EUA rejeitaram, mas sem eliminar a possibilidade por completo, de um plano francês de abrir uma linha de crédito de US$ 15 bilhões.

 

Irã dá um prazo

Já Rouhani deu na quarta-feira (4) aos europeus dois meses para tentarem salvar o pacto multilateral.

 

A ação sugere que o Irã, os EUA e os europeus podem deixar algumas portas abertas para a diplomacia para resolver a disputa sobre o parque nuclear no Irã –o Oeste suspeita que o objetivo é o desenvolvimento de uma arma nuclear.

 

O Irã nega ter tentado desenvolver uma bomba nuclear.

Na quarta (4), Trump deixou aberta a possibilidade para um encontro com Rouhani durante a assembleia geral da ONU em Nova York.

 

Perguntado sobre essa perspectiva, Trump disse a repórteres da Casa Branca que tudo é possível. “Eles gostaria de ser capazes de resolver o problema deles. Nós poderíamos resolver em 24 horas.”

 

Uma autoridade da Defesa dos EUA disse que Esper e o francês que ocupa o cargo equivalente no governo do país europeu vão discutir no sábado como a marinha francesa pode coordenar com Washington a garantia da liberdade de navegação no Estreito de Ormuz.

 

O Irã disse na sexta (6) que ele tomou um passo a mais para não compactuar com os compromissos do acordo de 2015 com as nações mais poderosas do planeta, de acordo com a mídia iraniana, em retaliação às sanções impostas pelos EUA.

 

Uma autoridade dos EUA que prefere não ter sua identidade revelada que o propósito, por enquanto, é reforçar as sanções o máximo possível.

 

A Alemanha, um dos signatários do pacto, reagiu à decisão iraniana dizendo que não é tarde para o Irã mudar suas ações.

 

“Nós pedimos ao Irã para que não agrave mais a situação”, disse o ministro de Relações Exteriores. “Não é tarde para que o Irã abandone o caminho errado que ele trilhou.”

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários