Cuiabá, 26 de Abril de 2024
Notícia Max
26 de Abril de 2024

INTERNACIONAL Terça-feira, 18 de Dezembro de 2018, 15:17 - A | A

Terça-feira, 18 de Dezembro de 2018, 15h:17 - A | A

PRESENTE NA POSSE

Netanyahu participará da posse de Bolsonaro, diz embaixada

G1 — Brasília

 

A embaixada de Israel no Brasil informou nesta terça-feira (18) que o primeiro-ministro do país, Benjamin Netanyahu, participará da posse de Jair Bolsonaro como presidente da República. A posse está marcada para 1º de janeiro, em Brasília. A previsão, segundo a embaixada, é que o premiê israelense chegue ao Rio de Janeiro no próximo dia 28 e depois viaje para Brasília.

 

Esta será a primeira vez que um primeiro-ministro de Israel, no exercício do cargo, visitará o Brasil. Benjamin Netanyahu e Bolsonaro têm afirmado que pretendem fortalecer as relações diplomáticas entre os dois países. O presidente eleito já visitou Israel e repete elogios ao desenvolvimento do país de maneira frequente.

 

Após ser eleito, Bolsonaro chegou a anunciar a intenção de transferir a embaixada do Brasil em Israel de Tel Aviv para Jerusalém, assim como fez o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Diante da repercussão negativa de países árabes, o presidente eleito afirmou que a decisão não estava tomada e disse que a posição do governo sobre a embaixada será conhecida após a posse.

 

Entenda a polêmica

 

A transferência da embaixada para Jerusalém demonstra que o Brasil reconhece a cidade como capital de Israel. A medida é polêmica porque os palestinos reivindicam Jerusalém Oriental como capital do futuro Estado. Além disso, a comunidade internacional não reconhece a reivindicação israelense de Jerusalém como capital indivisível.

 

Bolsonaro, porpem, costuma afirmar que o povo de um país tem a prerrogativa de definir onde fica a capital.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários