Cuiabá, 26 de Abril de 2024
Notícia Max
26 de Abril de 2024

INTERNACIONAL Quinta-feira, 13 de Fevereiro de 2020, 08:35 - A | A

Quinta-feira, 13 de Fevereiro de 2020, 08h:35 - A | A

HOMOFÓBIA

Para o presidente senegalês, lei que proíbe homossexualidade não é homofóbica

G1

Moustafa Cheaiteli/Reuters

Macky Sall, do Senegal, cumprimenta Justin Trudeau, do Canadá

 

A proibição à homossexualidade no Senegal se deve a razões culturais que não têm "nada a ver" com a homofobia, afirmou o presidente do país, Macky Sall, na quarta-feira (12), na presença do primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau.

 

No Senegal, a lei pune com penas de um a cinco anos de prisão os atos homossexuais. O código penal se refere a "atos impudicos ou contra a natureza com um indivíduo do mesmo sexo".

Mais da metade dos países da África subsaariana - 28 de 49 - têm leis que proíbem ou reprimem a homossexualidade, eventualmente com pena de morte.

 

Durante a visita ao Senegal, Trudeau disse que expôs seu ponto de vista sobre o tema. "Sempre defendo os direitos humanos e trago essas questões para onde quer que eu vá, o presidente Macky Sall conhece muito bem meus pontos de vista a respeito, e falamos disso brevemente", afirmou o canadense em coletiva de imprensa conjunta em Dacar.

 

Sall confirmou que o assunto, delicado neste país da África Ocidental, foi abordado durante as reuniões.

 

"As leis de nosso país obedecem normas que são o condensado de nossos valores culturais e civilizatórios. Isso não tem nada a ver com a homofobia. Quem tem a orientação sexual de sua escolha não é alvo de exclusão", garantiu.

 

Mas, ao ser questionado por um jornalista sobre de que modo as leis que proíbem a homossexualidade não são uma mostra de homofobia, Sall evitou responder.

 

Contudo, deixou a porta aberta a uma mudança. "Tampouco podemos pedir ao Senegal que diga: 'amanhã legalizamos a homossexualidade e, amanhã há aqui uma parada gay, etc'", acrescentou, referindo-se a marchas do orgulho LGTB celebrados em outras regiões do mundo.

 

"Isso não é possível porque nossa sociedade não aceita isso. A sociedade evoluirá, isso levará um tempo", disse o presidente senegalês.

 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários