Cuiabá, 26 de Abril de 2024
Notícia Max
26 de Abril de 2024

INTERNACIONAL Quarta-feira, 13 de Junho de 2018, 14:54 - A | A

Quarta-feira, 13 de Junho de 2018, 14h:54 - A | A

SITUAÇÃO DE EMERGENCIA

Reino Unido pede reunião do Conselho de Segurança por ofensiva no Iêmen

G1

FOTO: Nbil Hassan/AFP

 

 

O Reino Unido solicitou nesta quarta-feira (13) uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU para analisar a ofensiva lançada por forças leais ao presidente do Iêmen e da coalizão árabe liderada pela Arábia Saudita contra o porto da cidade iemenita de Al Hudeidah, que atualmente é controlada pelos rebeldes houthis.

 

Segundo fontes diplomáticas, espera-se que o encontro aconteça amanhã, quinta-feira, mas, até o momento, não foi convocado oficialmente.

O Conselho de Segurança já discutiu nesta segunda a situação no Iêmen, em meio a gestões por parte das Nações Unidas para tentar evitar a operação militar contra Al Hudeidah, dado que ela poderia ter consequências devastadoras para a população civil, segundo a organização.

 

Apesar dos pedidos da ONU, as forças iemenitas e seus aliados iniciaram nesta quarta a ofensiva, a maior contra uma cidade controlada pelos rebeldes xiitas desde o início da intervenção da aliança no conflito, em março de 2015.

O presidente do governo iemenita reconhecido internacionalmente, Abdo Rabu Mansour Hadi, convocou nesta quarta o seu exército e as forças aliadas para que "libertem militarmente" Al Hudeidah, evitando a possibilidade de negociar com os houthis, que contam com apoio do Irã.

 

Operações militares

A ofensiva, denominada como "Vitória de Ouro", conta com o apoio dos aviões da coalizão árabe, que realizaram bombardeios contra alvos no sul e no leste da cidade.

Pelo menos 10 mil soldados das forças de Iêmen, Sudão, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos participam das operações militares, que se dirigem contra o aeroporto de Al Hudeidah, situado ao sul da cidade, indicaram à Agência Efe fontes militares.

 

A ONU advertiu que uma ofensiva nessa cidade poderia afetar a vida de mais de 600 mil civis que vivem atualmente na localidade e arredores.

Além disso, o porto de Al Hudeidah é um ponto crucial para a entrada de ajuda e alimentos no Iêmen, que vive a pior crise humanitária de todo o mundo.

 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários