Cuiabá, 26 de Abril de 2024
Notícia Max
26 de Abril de 2024

POLÍTICA & PODER Sexta-feira, 15 de Março de 2019, 11:04 - A | A

Sexta-feira, 15 de Março de 2019, 11h:04 - A | A

SANTA CASA FECHADA

Emanuel classifica como "irresponsável" atual diretoria da Santa Casa de Cuiabá e toma providências

Laudivan Rodrigues/ Especial para o Notícia Max

 

Durante entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (15), o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) lançou oficialmente um movimento em prol da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá, e ainda classificou como “irresponsáveis” a atual diretoria que paralisou os serviços da instituição na segunda-feira (11).  

 

“Irresponsabilidade, maldade o que fizeram. Não podem paralisar atividades sem aviso antecedente de 90 dias. A Secretaria Municipal de Saúde e a Procuradoria-Geral do Município vão tomar medidas legais para notificar os dirigentes da Santa Casa para responderem por esse ato de violência contra a vida humana”, disse o prefeito.

 

Emanuel afirmou ainda que  “Cuiabá 300 anos não pode conviver com a falência de uma instituição que está completando 202 anos de história. Cuiabá e Mato Grosso não podem pagar pela irresponsabilidade da má gestão e por um problema interno  de uma instituição de caráter privado, mas que tem contrato com a saúde pública”.  

 

O prefeito garantiu que irá fazer a parte dele, e que está fazendo além do que pode. Ainda, ressaltou que está sendo cobrado injustamente como se a prefeitura de Cuiabá fosse, sozinha, a responsável pelo caos da Santa Casa e garantiu que não irá virar as costas para a dura realidade que atinge a mais tradicional instituição de saúde do estado de Mato Grosso. Disse esperar contar com a participação de todos neste movimento, não somente dos Poderes, mas também da sociedade e providências foram tomadas para que a população não fique dessassistida. Para isso foi realizado um levantamento de todos os pacientes que estão em tratamento na Santa Casa para que eles sejam reagendados para outros hospitais contratualizados, ação que já está em andamento.

 

Em relação aos pacientes renais adultos, que fazem hemodiálise na Santa Casa, foi realizada uma reunião com os prestadores de serviço de tratamento renal CNEC, Clinemed e CTR para alinhar o acolhimento destes pacientes, que não podem deixar de passar pelo procedimento. A equipe da SMS também se reuniu com o Hospital de Câncer e Hospital Geral para alinhar o acolhimento da demanda da Santa Casa de todos os pacientes oncológicos. “São 652 pacientes em tratamento contra o câncer, sendo cerca de 40 crianças. Deste total 70% são pessoas vindas de cidades do interior e apenas 30% de pacientes da Capital. Ou seja, Cuiabá está absorvendo sozinha a demanda de todo o estado, então é justo que o Governo também ajude com recursos para conseguirmos resolver o problema”, comentou o prefeito.

 

Outra medida tomada foi o envio de uma nota de esclarecimento para todos os municípios do estado comunicando que os pacientes que possuem agendamento para a Santa Casa serão reagendados em outras unidades hospitalares.

 

Sobre a questão dos funcionários da Santa Casa, que estão há meses sem receber salários, Emanuel divulgou uma agenda de reuniões com instituições como Governo do Estado, Ministério Público, Tribunal Regional do Trabalho e Ministério da Saúde para buscar auxílio no sentido de conseguir recursos para chegarem a uma solução. “Os funcionários estão com quatro folhas salariais atrasadas além do 13º. A Prefeitura não deve mais nada para a Santa Casa, mas mesmo assim vamos em busca de uma solução. Só faremos o adiantamento de mais recursos para o hospital se tivermos uma garantia de que esse dinheiro será usado exclusivamente para pagamento dos servidores. Na quarta-feira que vem irei à Brasília para uma reunião com o ministro da Saúde e só após este encontro vou anunciar a decisão em relação ao que será feito daqui por diante”, finalizou o prefeito.

 

 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários