Cuiabá, 26 de Abril de 2024
Notícia Max
26 de Abril de 2024

POLÍTICA & PODER Terça-feira, 19 de Fevereiro de 2019, 15:54 - A | A

Terça-feira, 19 de Fevereiro de 2019, 15h:54 - A | A

ARTICULAÇÕES

Janaina diz que deputados buscam nome de consenso à vaga no TCE

Redação

 

A Assembleia Legislativa vai procurar uma candidatura consensual à vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. Conforme a deputada Janaina Riva (MDB), as articulações devem ser intensificadas no período da tarde nesse sentido, para que a AL tenha um candidato que agregue um número grande de deputados para que não haja uma disputa direta ou polarizada.

 

“Esse crescimento vem crescendo, de haver uma união no Parlamento de haver uma indicação de um deputado estadual e que seja um nome que agregue o interesse de todos os parlamentares. Caminha agora nesse sentido no decorrer da tarde, e acho que até o final do dia teremos uma definição de um nome que conseguiria somar todos os deputados estaduais”, frisou a deputada.

 

Hoje, o nome do deputado Max Russi (PSB), do deputado Thiago Silva (MDB) e do deputado Dilmar Dal Bosco (DEM) vem sobressaindo na Assembleia, tendo ainda os deputados Faissal Calil (PV) e Sebastião Rezende (PSC) expressado o desejo de disputar a vaga no TCE. Mas Janaina, confirma que o deputado Max Russi tem um apelo maior junto aos parlamentares.

 

“O deputado Max tem um apelo maior, até mesmo por ser o primeiro secretário da Casa, e a saída do deputado Max Russi contemplaria o deputado Valdir Barranco (PT) enquanto primeiro secretário, além disso tudo é ex-prefeito, que é um dos critérios que os próprios prefeitos encaminharam a Assembleia, não como uma imposição, mas que se pudesse ter um ex-prefeito, que conhece de gestão pública, que já tenha administrado uma prefeitura pra ter um melhor relacionamento com os prefeitos, eles prefeririam”, afirmou, ressaltando que tudo isso soma positivamente com o nome de Max Russi.

 

Quanto ao nome de Guilherme Maluf (PSDB), primeiro a se colocar publicamente como candidato à vaga de conselheiro, Janaina disse ter a opinião, que não seria apenas dela, de que a indicação traria um embaraço jurídico à nomeação do TCE, ressaltando que existe um apelo dos 141 prefeitos do Estado da necessidade de se ter no Tribunal conselheiros titulares, políticos, que possam tratar os prefeitos de forma diferenciada.

“Há um clamor popular, um apelo popular muito grande em cima dessa vaga, que não tem que atender apenas um anseio da Assebleia, mas também tem que atender um anseio da sociedade. Essa instabilidade que estão trazendo os conselheiros substitutos, pros julgamentos, no trato com os vereadores, presidentes de Câmaras, prefeitos, isso também influencia diretamente na eleição da Mesa Diretora”, afirmou a deputada, destacando não haver nenhuma condenação antecipada do colega Maluf, mas que nesse momento seria mais importante o deputado Guilherme Maluf demonstrar sua inocência e posteriormente se colocar à disposição novamente em uma futura vaga no Tribunal.

 

“Nesse momento não seria interessante ir para um debate jurídico, podendo travar uma vaga, e ninguém sabe determinar o tempo que essa vaga ficaria travada, trazendo prejuízo não só para a Assembleia, desgaste não só para o Legislativo, mas para todos os prefeitos e para toda sociedade”, frisou Janaina.

 

É bom lembrar que o deputado Guilherme Maluf é acusado de recebimento de propina paga com recursos desviados de contratos da secretaria de Estado de Educação (Seduc) e se tornou réu no processo onde é acusado por por organização criminosa, corrupção passiva (20 vezes) e embaraço à investigação da "Operação Rêmora". 

 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários