Cuiabá, 27 de Abril de 2024
Notícia Max
27 de Abril de 2024

POLÍTICA & PODER Terça-feira, 03 de Setembro de 2019, 09:27 - A | A

Terça-feira, 03 de Setembro de 2019, 09h:27 - A | A

SAÚDE

Max Russi cobra mamógrafo para Regional de Saúde Centro Norte

Redação

Assessoria

Max Russi

 

A precariedade da saúde pública tem levado parlamentares a encaminhar demandas de forma sistemática à Secretaria de Estado de Saúde. Sobre o setor, diversos motivos apontam a necessidade de um aparelho de mamografia para a Regional de Saúde Centro Norte, localizada em Diamantino, unidade responsável por levar atendimento a mais de 100 mil pessoas da região. Esse número eleva a demanda para esses exames radiológicos, todos tendo que ser regulados na central em Cuiabá, acarretando outros problemas, como gastos despendidos e a não garantia de atendimento. A intenção da cobrança do deputado Max Russi (PSB), via Indicação nº 3778/2019, é que o Estado providencie o mamógrafo à população. 

 

Conforme a justificativa do parlamentar, a quantidade de procedimentos disponibilizados pela capital é muito abaixo dos pactuados no Sistema de Pactuação dos Indicadores do Sistema Único de Saúde (Sispacto/Sus). Além disso, os dados apontam que em 2018 a quantidade necessária de mamografias, na faixa etária entre 50 e 69 anos, foi de 3600 análises, mas apenas 726 foram ofertadas pelo Sistema Nacional de Regulação (Sisreg).

 

“A Regional é obrigada a encaminhar os pacientes por conta da falta desse aparelho. E é justamente essa distância, entre a sede e a capital, que acaba gerando grandes dificuldades de deslocamento e financeiras, a pacientes que precisam desse exame”, analisou.

 

Outro fator levantado por Max Russi é quanto ao elevado número der casos de câncer de mama registrados na região. Ele acredita que com a viabilização de um aparelho de mamografia vai auxiliar no processo de rastreamento e prevenção da doença.

 

“Sabemos que a detecção precoce é a chave para um tratamento bem-sucedido. Esse aparelho também poderá indicar a necessidade, ou não, de tratamentos mais intensivos e até cirurgia”, justificou.

 

A Regional de Saúde do Centro Norte também é formada por Alto Paraguai, Nobres, Nortelândia, Nova Maringá, Rosário Oeste e São José do Rio Claro.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários