Cuiabá, 26 de Abril de 2024
Notícia Max
26 de Abril de 2024

POLÍTICA & PODER Quarta-feira, 20 de Setembro de 2017, 15:02 - A | A

Quarta-feira, 20 de Setembro de 2017, 15h:02 - A | A

ESCUTAS ILEGAIS

TJ afasta Rogers Jarbas e determina uso de tornozeleira

Segundo apurou o Notícia Max, Jarbas já está a caminho da Vara Criminal para a colocação da tornozeleira.

Redação

Secretário Rogers Jarbas deve ser afastado do cargo (Foto: Lenine Martins/Sesp-MT)

Secretário Rogers Jarbas deve ser afastado do cargo (Foto: Lenine Martins/Sesp-MT)

O desembargador Orlando Perri, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, determinou o afastamento do secretário de Segurança Pública do Estado, Rogers Jarbas. O motivo seria por razão de que Jarbas é suspeito de tentar atrapalhar e obstruir as investigações do esquema de grampos ilegais no Estado.

 

Na decisão, Orlando Perri determinou para o secretário de Segurança Pública o uso de tornozeleira eletrônica, proibição de entrar no prédio da Sesp e impedimento de manter contato com outros investigados.

 

O desembargador determinou também a apreensão do telefone do secretário.

 

O pedido do afastamento atendeu a solicitação da delegada Ana CristIna Feldner, da Polícia Civil, responsável pelo inquérito do Tribunal de Justiça que investiga o esquema de escutas ilegais operado em Mato Grosso.

Segundo o desembargador, Jarbas estava agindo de forma contrária, atuando para prejudicar e atrapalhar as investigações.

"O secretário cometeu, e vem cometendo, inúmeros ilícitos penais, dentre eles: embaraçar investigação de infração penal envolvendo organização criminosa;abuso de autoridade; usurpação de função pública;  denunciação caluniosa e prevaricação, dentre outros que poderão ser descortinados ao longo das investigações penais”, afirmou o desembargador 

Orlando Perri relatou também um episódio onde o secretário de Segurança procurou a delegada Alana Cardoso para interrogá-la, ilegalmente, no dia 26 de maio.

Rogers teria a interrogado sem que houvesse qualquer procedimento investigatório. Após o fato, Perri lembrou também que, a delegada denunciou o ocorrido ao Ministério Público Estadual (MPE), alegando temer por sua vida. O fato aconteceu em junho do ano passado. 

Mauro Zaque, promotor de Justiça, alega que afirma que Jarbas tentou investigá-lo ao "coagir" a delegada, usando o poder do cargo.

O desembargador ainda determeninou que o secretário deve, nesta quarta-feira (20), perante a Vara Criminal, se apresentar coercitivamente ao juízo para realização do ato processual.

“Determino que a autoridade policial, no ato de cumprimento da presente ordem, com cautela e discrição, dê ciência ao investigado Rogers Elizandro Jarbas sobre o teor da presente decisão, devendo o representado, imediatamente, comparecere perante o Juízo da 11ª Vara Criminal da Capital para realização de audiência para a colocação da tornozeleira eletrônica, ficando advertido que, em caso de descumprimento, poderá ser decretada a sua prisão cautelar”, diz Perri, na decisão.

Segundo apurou o Notícia Max, Jarbas já está a caminho da Vara Criminal para a colocação da tornozeleira. 

 

O governo informou que vai emitir uma nota sobre a decisão.

 

 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários