Cuiabá, 19 de Outubro de 2024
Notícia Max
19 de Outubro de 2024

CIDADES Segunda-feira, 06 de Junho de 2022, 08:37 - A | A

Segunda-feira, 06 de Junho de 2022, 08h:37 - A | A

MT MAIS CIRURGIAS

11 mil pacientes passarão por cirurgias de pequena e média complexidade

Central de Regulação vem entrando em contato com pacientes que estão na fila de espera entre 2015 e 2021 para realização do exame de risco cirúrgico

Da Redação

Onze mil pessoas que aguardam cirurgias de pequena e média complexidade podem ter um desfecho feliz. Através do programa MT Mais Cirurgias está sendo promovido um mutirão para acabar com a fila de espera, porém, um dos maiores problemas encontrados até agora é exatamente encontrar esses pacientes, que precisam passar pelo exame de risco cirúrgico.

Dos 11 mil pacientes cadastrados na central de regulação aguardando por uma cirurgia, 2 mil são da Baixada Cuiabana, outros dois mil de Cuiabá e 7 mil do interior do Estado, mas que serão atendidos em Cuiabá. A fila de espera teve início em 2015 até julho de 2021.

Conforme o secretário adjunto de planejamento da Saúde de Cuiabá, Oscarlino Alves, são cirurgias de menor complexidade.

“São cirurgias gerais, cirurgias gastro, retirada de pedra na vesícula, hérnia, cirurgia vascular, de próstata, intestino”, explica Oscarlino, ressaltando que para que as cirurgias sejam realizadas, é necessário que a Central entre em contato com cada um dos pacientes, porém, pouco mais de 30% estão respondendo ao chamado, sendo que na Baixada, são 4 mil pacientes e pouco mais de 2.400 responderam ao chamado para fazerem o risco cirúrgico.

“São exames de sangue, exames de imagem, e aqueles acima de 40 anos fazer o ecocardiograma, está tudo preparado. De outros municípios que não pertençam a Baixada, eles têm que procurar a Secretaria de Saúde de seu município, vai fazer o risco cirúrgico, ele já está sendo contactado pela Secretaria de Saúde, e já vai vir pronto, vai entrar no cronograma das cirurgias”, cita Oscarlino.

Aqueles que tiverem alguma cirurgia agendada nesse período, podem atualizar o cadastro por telefone ou pessoalmente. A meta é começar as cirurgias na segunda quinzena de junho. Oscarlino diz que em Cuiabá se adotou a estratégia de envolver a atenção básica, através dos agentes de saúde, que estão indo aos endereços dos paciente que não foram localizados.

Os telefones da Central de Regulação estão sendo utilizados para a busca ativa da listagem da regulação. O número (065) 3614-5561 foi colocado exclusivamente para receber ligações em função do congestionamento.

Com a alta demanda, as linhas podem estar ocupadas, então, além do contato telefônico os pacientes podem entrar em contato presencialmente na Central de Regulação, na Prainha, em Cuiabá. Outros números da Central são: 3614-5563 / 3614-5564 / 3614-5561 / 3614-5548 e 3614-5558. (COM INFORMAÇÕES DA TV VILA REAL)

Pacientes de outras cidades podem solicitar às respectivas Secretarias Municipais de Saúde que entrem em contato com a Equipe de Apoio aos Municípios da Central de Regulação de Cuiabá para que possam agendar os procedimentos.

 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários