Comprar produtos pela internet tem suas vantagens, mas também envolve riscos. Um dos maiores desafios enfrentados para qualquer consumidor e empresa de e-commerce é a logística de distribuição dos produtos comprados pelos clientes, seja por conta de problemas de segurança, pela própria extensão territorial que faz a entrega ser mais demorada, pelas greves nos Correios ou até mesmo por produtos nunca entregues.
No primeiro trimestre de 2017, foram registradas quase 70 mil reclamações sobre atraso na entrega no site do ReclameAQUI. Em comparação a 2018, as queixas sofreram um aumento de 34%, com mais de 90 mil reclamações registradas no mesmo período.
Em Brasília, um consumidor reclama que já faz 5 meses que seus móveis não chegam. “No dia 18 de abril, quase 5 meses após a aprovação do pedido, recebi um e-mail que dizia haver uma ocorrência que impede a entrega”, diz consumidor insatisfeito.
Um consumidor do Rio de Janeiro relatou no ReclameAQUI que se sentiu constrangido por não receber, no prazo estimado pela empresa, o smartphone comprado através da internet. “Me sinto completamente prejudicado e constrangido, já que esse pedido seria um presente de aniversário para minha esposa. Neste período, recebi diversos e-mails da loja onde comprei o produto, mas nunca me dão uma solução”, ressalta cliente.
De quem é a culpa?
Muitas vezes, as lojas virtuais respondem aos consumidores que a demora na entrega se deve ao atraso dos Correios. Mas você sabia que o fornecedor do produto é tão responsável quanto o entregador da encomenda final? Ele responde pelo parceiro logístico que seleciona para fazer a entrega.
Embora o consumidor não assine um contrato fisicamente, a entrega é um serviço que está embutido no contrato de compra e venda no momento em que o cliente efetua o pagamento. Se a empresa atrasa a encomenda, ela já infringiu o Código de Defesa do Consumidor. Portanto, é uma quebra contratual.
Caso o consumidor sinta-se lesado de alguma forma, ele pode procurar a empresa ou o parceiro logístico para obter uma explicação e até mesmo ser ressarcido, ou abrir uma reclamação no ReclameAQUI.
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