Cuiabá, 26 de Abril de 2024
Notícia Max
26 de Abril de 2024

ECONOMIA Segunda-feira, 10 de Fevereiro de 2020, 09:08 - A | A

Segunda-feira, 10 de Fevereiro de 2020, 09h:08 - A | A

ENTREVISTA DA SEMANA

Economista Marcela Kawauti: “O cartão de crédito sozinho não faz estrago nenhum”

Nathany Gomes - Especial para o Notícia Max

 

A economista-chefe do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), Marcela Kawauti, fez um resumo sobre o cenário econômico atual do país, colocando fatores internos e externos em pauta, durante palestra ministrada na Câmara de Dirigentes Logistas (CDL), na Capital. 

 

Segundo Marcela, houve um crescimento na economia em 2019 de 1% e para este ano estima-se um crescimento de 2% ou mais: “É o dobro, para os próximos anos devemos ter até 3%. Então, a gente entra em um cenário bem mais positivo do que vimos no ano passado. Vamos estar abaixo do nível pré-crise, nem perto do que estávamos em 2014, mas ainda sim, a tendência é bastante positiva”. 

 

De acordo com economista, alguns fatores registraram melhoras significativas, como por exemplo, mercado de trabalho, a inadimplência, fechada no ano anterior em queda, os juros estão em níveis historicamente baixos, questão fiscal melhor, confiança e crédito voltaram subir. 

 

Notícia Max - Falta educação financeira à população brasileira, e por isso o grande índice de inadimplentes?

 

Marcela Kawauti – Tem dois problemas que refletem no endividamento alto da população brasileira. Em primeiro lugar, tem a crise econômica, tem muito gente desempregada e geralmente é difícil pagar todas as contas. Em segundo, educação financeira, pois sem ela o brasileiro acaba tomando crédito fácil, sem pensar, de fato, se ele vai poder pagar, se esquecendo de organizar o seu orçamento. 

 

Notícia Max - Na sua opinião, a educação financeira deveria fazer parte da grade escolar?

 

Marcela Kawauti – Sim, educação financeira deveria ser dada para todas as crianças, colocando esses conceitos a partir da primeira, segunda infância, claro, de acordo com a forma com a qual a criança consiga entender. Esse é o jeito, quando aquele jovem entra no mercado de trabalho e recebe o primeiro salário, começando a se organizar, tendo uma vida financeira saudável.

 

Notícia Max - Você considera o cartão de crédito o grande vilão no bolso do brasileiro?

 

Marcela Kawauti – Olha, geralmente ele é considerado o grande vilão sim, mas vale lembrar que o cartão de crédito sozinho, não faz estrago nenhum, o problema é quem usa o cartão de crédito. Ele pode ser positivo para o consumidor, por exemplo, quando se ganha tempo para pagar uma conta, quando a gente consegue juntar todos os gastos em um único instrumento. Agora, se o consumidor não souber usar o cartão de crédito com cuidado, se controlando, olhando a fatura, aí sim ele pode ser um vilão, levando a pessoa a ficar inadimplente. 

 

Notícia Max - O SPC realiza pesquisas, elas projetam uma melhora na economia em 2020?

 

Marcela Kawauti – Sim, isso é verdade. Começamos 2020 em uma tendência mais positiva que 2019. Então, esse ano deveram ter um crescimento maior em comparação ao ano passado. Vamos ficar, ainda, em patamares abaixo daqueles anteriores à crise, pois vivemos uma crise muito profunda, mas ainda sim a tendência é positiva. 

 

Notícia Max - De que forma o SPC Brasil colabora para que o consumidor se proteja do cenário econômico adverso?

 

Marcela Kawauti - O SPC Brasil e a CDL têm uma função superimportante para o consumidor final. Em primeiro lugar, temos a função de ajudar o lojista a dar crédito de maneira segura, sendo aquele consumidor que, de fato, vai conseguir pagar, assim girando a economia. Portanto, aqueles casos em que o cliente tem o crédito negado, é algo bom, pois evita o super endividamento, pois se não houvesse essa questão da CDL e SPC, ele tomaria crédito e mais creditos, acumulando suas dívidas e não conseguiria mesmo pagar suas contas. 

 

Notícia Max - Do lado das empresas, devemos esperar que haja expansão dos investimentos, assim como ocorreu no 2º semestre de 2019?

 

Marcela Kawauti – Os investimentos ainda estão deprimidos, o que acontece é que as empresas têm uma capacidade ociosa muito grande, ou seja, elas conseguem aumentar a produção e vendas sem ter que investir em novas máquinas, imóveis, enfim. O investimento ainda é deprimido, deve crescer, porém menor que o consumo das famílias, por exemplo. 

 

Notícia Max – Você considera a poupança como uma ótima opção para quitar dívidas?

 

Marcela Kawauti – Eu considero a reserva financeira como uma ótima opção. A poupança é uma reserva financeira muito ruim. Hoje em dia está rendendo menos que inflação, não é uma boa ideia. Agora, guardar dinheiro e procurar investimentos mais sofisticados, como por exemplo, tesouro direto, é muito interessante.

 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários