Cuiabá, 19 de Maio de 2024
Notícia Max
19 de Maio de 2024

ESPORTE Terça-feira, 02 de Fevereiro de 2021, 08:14 - A | A

Terça-feira, 02 de Fevereiro de 2021, 08h:14 - A | A

BARCELONA

Messi, sozinho, já recebeu 510 milhões de euros por contrato atual

Confira todos os números e detalhes publicados pelo jornal El Mundo, que obteve cópia do acordo entre atacante e clube. Valores assustam por causa da atual crise financeira

Globo Esporte

"O contrato faraônico de Leo Messi que arruína o Barcelona". O jornal espanhol El Mundo obteve cópia do contrato do jogador argentino, assinado em novembro de 2017 e válido por quatro anos – até o término da temporada que está em andamento, a de 2020/2021.

Se em outros momentos a notícia talvez ganhasse apenas conotação de excentricidade, com cálculos bobos como quanto o atleta fatura por dia ou minuto, na atual conjuntura o material repercute mal. O Barça está em crise financeira, com dívidas crescentes e receitas em baixa.

No total, Messi tem um contrato de 555 milhões de euros. O número que foi destacado na capa do El Mundo. Na prática, o ídolo só chegaria a tal cifra se cumprisse uma série de metas esportivas, como ganhar a Liga dos Campeões e ser eleito o melhor do mundo toda temporada.

O blog organizou os valores apurados pelo jornal espanhol, então, para que o leitor tenha uma visão simplificada de como funciona um contrato de um atleta desse nível. E, também, para que o torcedor compreenda o impacto do atacante nas apertadas contas do Barcelona.

Todos os números
Assim como ocorre no futebol brasileiro, Messi possui dois contratos com o Barcelona: um de trabalho, outro referente aos seus direitos de imagem. Ambos têm estruturas idênticas em termos de pagamentos fixos e variáveis, apenas se distinguem pelos valores de cada item.

Com a diferença de que, na Espanha, o jogador pode ter no máximo 15% de seus rendimentos em imagem – modalidade que está sujeita a uma carga tributária menor do que a "comum". No Brasil, o limite é de 40%.

Contrato de trabalho
O contrato está estruturado em pagamentos fixos e variáveis, condicionados a metas esportivas. Também há um bônus por assinatura dividido em duas parcelas, além de uma compensação por "fidelidade".

Direitos de imagem
Um contrato de imagem existe, teoricamente, para remunerar o atleta pela cessão de sua imagem durante partidas e demais ocasiões vinculadas ao clube. Na prática, este documento serve "apenas" como subterfúgio para pagar menos impostos sobre a renda.

Quanto ele recebeu de fato?
Com base nos números descritos no contrato, o ge estimou a remuneração que Messi recebeu do Barcelona ano a ano. No total, o jogador ficou com 92% do que estava previsto no acordo com o clube.

A soma chega a 510 milhões de euros. O blog não faz a conversão cambial para não atrapalhar o entendimento. O Barcelona arrecada e gasta em euros, então pensar na quantia em reais, ainda mais com a desvalorização da moeda brasileira, só prejudicaria a compreensão.

E ainda não dá para dar a conta por encerrada, pois a temporada de 2020/2021 está em andamento. Ele somará itens variáveis com certa tranquilidade, apesar da crise financeira que abala expectativas.

Qual a relevância na folha do Barça?
Para medir o tamanho de Messi dentro da folha salarial do Barcelona, o blog puxou os balanços financeiros referentes ao período do contrato. Ou seja, quatro temporadas entre 2017/2018 e 2020/2021.

Grosseiramente, o atacante argentino responde sozinho por um terço do que o clube gasta com salários e imagem do futebol profissional. Não estão incluídos custos com base, basquete e outras modalidades.

Qual é a "eficiência" de Messi?
A partir deste ponto, a comparação tem mero caráter de curiosidade. O blog puxou gols e assistências do jogador nas temporadas em questão e colocou em paralelo à remuneração dele. Assim é possível chegar a um certo entendimento sobre a "eficiência" entre dinheiro e bola.

No mercado do futebol, logicamente, esse tipo de cálculo é feito de maneira mais sofisticada. Até porque Messi demonstra sua importância técnica, tática e psicológica para o Barcelona de maneiras mais abrangentes do que apenas quando faz gols ou dá passes para colegas.

Em milhões de euros Remuneração Gols Custo por gol Assistências Custo por assistência
17/18 126 54 2,3 18 7,0
18/19 83 50 1,6 21 4,0
19/20 157 44 3,6 25 6,3
20/21* 72 21 3,4 6 12,0
Fonte: El Mundo

Obrigações contratuais
À parte dos valores descritos no contrato de Messi, o jornal El Mundo também publicou reportagem sobre deveres do jogador em relação ao clube. Todos eles previstos por escrito no acordo assinado em 2017.

Messi não pode praticar atividades físicas que sejam consideradas perigosas, como moto aquática, esqui ou escalada, sem autorização prévia do Barcelona. Dirigir alcoolizado também está vetado;


Messi está proibido de apostar dinheiro em quaisquer partidas de competições que o Barcelona dispute. Não apenas a equipe principal, qualquer time do clube em qualquer faixa etária ou modalidade;


Messi tem a obrigação de se "dedicar com máxima entrega para seguir as instruções do técnico". Isso inclui, segundo o contrato, "jogar na posição mais conveniente" determinada pelo treinador. 

 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários