Cuiabá, 01 de Setembro de 2024
Notícia Max
01 de Setembro de 2024

ESPORTE Sexta-feira, 05 de Abril de 2024, 08:27 - A | A

Sexta-feira, 05 de Abril de 2024, 08h:27 - A | A

Justiça Desportiva

STJD abre inquérito para apurar denúncia de John Textor sobre manipulação

Tribunal acata pedidos de São Paulo e Palmeiras para investigar declarações de dono da SAF do Botafogo

Blog do Lauro Jardim

O STJD abriu um inquérito para apurar as denúncias de John Textor sobre suposta manipulação de resultados no futebol brasileiro. O dono da SAF do Botafogo já foi denunciado pela Justiça desportiva por não apresentar provas de suas afirmações.

O tribunal acatou pedidos feitos por Palmeiras, São Paulo, Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (Anaf) e Sindicato dos Atletas Profissionais de São Paulo. Os clubes paulistas ingressaram nesta quinta-feira com notícias de infração que miram Textor e a SAF do Botafogo. As entidades também enviaram ofícios.

Palmeiras e São Paulo apontam que Textor incorreu em condutas previstas no art. 234-D (incitar publicamente o ódio ou a violência) combinado com o art. 258 (assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Um dos pedidos é para que o empresário seja denunciado.

O São Paulo também quer que a SAF Botafogo seja punida nos termos do art. 258-D (que prevê multas de até R$ 10 mil para a entidade desportiva a que estiver vinculada o infrator) somado ao art. 191, inciso II (deixar de cumprir ou dificultar cumprimento de deliberação, resolução, determinação, exigência, requisição ou qualquer ato normativo ou administrativo do CNE ou de entidade de administração do desporto a que estiver filiado ou vinculado).

Já o Palmeiras pede também que Sportsradar, contratada pela CBF para monitorar possíveis casos de investigação, apresente seus relatórios sobre os jogos citados pelo empresário, como as partidas do Alviverde contra Fortaleza e São Paulo.

Os clubes argumentam, por exemplo, que as falas de Textor ofenderam a honra não só das instituições como de jogadores e estimulam o ódio num ambiente já conflagrado no futebol brasileiro.

Textor terá dois julgamentos no STJD nas próximas semanas. Um deles é referente a críticas a Ednaldo Rodrigues. O outro é por não colaborar com o tribunal após afirmar, sem provas, que houve manipulação em jogos do Brasileirão de 2023 e 2022, citando inclusive supostas gravações de árbitros sobre não recebimentos de propinas.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários