Cuiabá, 19 de Outubro de 2024
Notícia Max
19 de Outubro de 2024

INTERNACIONAL Quarta-feira, 14 de Setembro de 2022, 09:13 - A | A

Quarta-feira, 14 de Setembro de 2022, 09h:13 - A | A

Propaganda eleitoral

Lula diz que Bolsonaro é 'ruim de serviço', e presidente usa Alckmin para atacar petista

G1

Os principais candidatos à Presidência da República têm apostado nos ataques aos adversários nas peças publicitárias veiculadas tanto na televisão quanto na internet desde o início da propaganda eleitoral, no final do mês de agosto.

Os políticos utilizam seus espaços na mídia para apresentar propostas e falar dos planos de governos, mas não deixam de condenar os opositores.

- Lula foca nas críticas à gestão do atual presidente durante a pandemia de Covid-19 e diz que ele é "ruim de serviço";

- Por sua vez, Bolsonaro aposta em pautas ideológicas para falar mal do petista e usa falas antigas do candidato a vice, Alckmin, contra Lula para tentar desqualificá-lo;

- Ciro Gomes se coloca como melhor opção e critica ambos.

Confira abaixo o que disseram as propagandas políticas dos candidatos nos últimos dias – a ordem definida pela posição de cada um na última pesquisa de intenção de votos divulgada pelo Ipec.

Publicada nesta segunda-feira (12), a pesquisa mostra Lula com 46% das intenções de voto, Bolsonaro com 31%, e Ciro Gomes com 7%.

Lula (PT)

O ex-presidente petista busca alternar propostas de governo e ataques ao atual governo.

- Em diversas inserções na TV e na internet, a propaganda petista critica a condução da pandemia por parte de Jair Bolsonaro. Uma das peças mostra um respirador hospitalar e algumas frases do presidente ao longo da crise sanitária, como "Está sendo superdimensionado o poder destruidor desse vírus" e "Eu não sou coveiro". Lula afirma que Bolsonaro debochou da Covid, fez pouco caso dos mortos, atrasou a vacina e impediu que milhares de vidas fossem salvas:

- "Você não contrata alguém que não sabe dirigir para ser motorista [...], por isso, não dá para manter um presidente que é ruim de serviço. Bolsonaro foi desumano na pandemia [...] e trabalha, em média, menos de quatro horas por dia", diz uma das propagandas de Lula. A peça dá exemplos de profissionais desqualificados para o exercício de suas funções. 

- Por meio de linguagem cômica, Lula utiliza um 'fantasma' para rebater desinformações e rótulos colocados pela oposição ao seu governo, como o fechamento de igrejas e a implementação de um regime de governo comunista.

- Geraldo Alckmin (PSB), candidato a vice-presidente pelo PT, aparece em uma propaganda para dizer que antigas falas suas - em que faz críticas a Lula devem ser desconsideradas. O ex-governador de São Paulo ainda afirma que a família Bolsonaro deve explicar a compra de 51 imóveis com dinheiro vivo.

Jair Bolsonaro (PL)

Jair Bolsonaro aposta em pautas ligadas ao conservadorismo, faz aceno à sua base de apoio, às mulheres e também ataca Lula, seu principal adversário político.

- Bolsonaro utiliza falas antigas de Alckmin contra Lula e o governo petista seguida do slogan 'Se até o vice do Lula pensa assim, como é que eu vou confiar nele?'. Uma das frases utilizadas na propaganda é: "Lula diz que quer voltar ao poder. Ele quer voltar à cena do crime". O candidato a vice-presidente pelo PT disse isso em 2017, durante uma convenção de seu antigo partido, o PSDB.

- A propaganda do atual presidente insere um trecho de vídeo em que Lula defende o direito ao aborto e trata o tema como questão de saúde pública, não de costume. "Essa pauta da família, a pauta dos valores, é uma coisa muito atrasada", diz o petista. Ele também usou a propaganda para dizer que apoia política para as mulheres.

- Bolsonaro critica Lula por uma frase em que o ex-presidente condena ações de violência policial contra menores infratores. Na ocasião, o petista disse "Eu não posso mais ver jovem de 14, 15 anos assaltando e sendo violentado, assassinado pela polícia, às vezes inocente, ou às vezes porque roubou um celular". A produção exibe a frase para cidadãos e alguns deles comentam "imoral", "erradíssimo" e afirmam temer assaltantes.

- Durante um comício um dia após os atos de 7 de setembro, Lula proferiu a seguinte frase sobre os participantes do evento: "Foi uma coisa muito engraçada: no ato do Bolsonaro, parecia uma reunião da Ku Klux Klan, só faltou o capuz, porque não tinha negro, não tinha pardo, não tinha pobre, não tinha trabalhador". Bolsonaro colocou a frase em sua propaganda e disse que o ex-presidente diminuiu seus apoiadores.

Ciro Gomes (PDT)

Nas propagandas, Ciro apresenta projetos para o país, mas não deixa de criticar Lula e Bolsonaro.

- O ex-governador do Ceará afirma que os governos de Lula e Bolsonaro "destruíram a indústria brasileira" e faz menção ao 7 x 1 – resultado que tirou a Seleção Brasileira da disputa da Copa do Mundo em 2014 – ao dizer que o Brasil gera emprego e renda no exterior, mas não em território nacional.

- Em outra analogia futebolística, Ciro critica a estratégia do voto útil adotada por opositores e afirma que pedir para o eleitor escolher outro candidato ainda no primeiro turno seria o mesmo que pedir para um torcedor mudar de time.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários