Cuiabá, 19 de Outubro de 2024
Notícia Max
19 de Outubro de 2024

OPINIÃO Segunda-feira, 17 de Julho de 2023, 09:22 - A | A

Segunda-feira, 17 de Julho de 2023, 09h:22 - A | A

DIEGO RAMOS CORRÊA

Conectando empresas e funcionários

O grande desafio está na equalização de objetivos

DIEGO RAMOS CORRÊA

Eu defendo uma relação de igualdade no relacionamento entre empresa e empregado com a frase "eu trabalho COM a empresa" e não "eu trabalho PARA A empresa". Isso denota uma parceria na qual um depende do outro, não é mesmo?

Muitas vezes, as empresas se colocam como superiores e, em outras situações, os funcionários se sentem inferiores. O grande desafio está na equalização de objetivos, pois são eles que unem as empresas e os funcionários.

Quais objetivos? A resposta é complexa, pois cada empresa e funcionário têm seus próprios objetivos. No entanto, posso trazer nesta análise algumas coisas em comum.

1. Receber salários em dia não é um objetivo, é uma obrigação, assim como a entrega de resultados. Na ausência deles, é necessário um planejamento para alcançá-los posteriormente.

 

2. O colaborador pode almejar crescimento tanto vertical quanto horizontal na empresa. Para isso, precisará assumir novas responsabilidades e capacitar-se dentro e fora da organização. Nesse sentido, é possível alinhar os objetivos quando a empresa deixa claro o que espera do funcionário a curto, médio e longo prazo, estabelecendo uma meritocracia transparente.

Quando os objetivos da empresa e do colaborador não estão alinhados, sem sombra de dúvida é melhor buscar outro ambiente para evitar uma relação tóxica.

Destaco que essa reflexão não é uma mensagem direcionada a uma empresa específica, nem uma indireta para colegas.

Com mais de 15 anos de experiência em várias empresas, sou grato a todas elas. Por isso, consigo analisar e comparar o clima organizacional sem paixões e opinar de forma técnica.

Recentemente, li a frase "empresas contratam pela técnica e demitem pelo comportamento", que é um princípio válido. No entanto, na perspectiva da relação de parceria, posso trazer uma reflexão do ponto de vista do candidato: "os candidatos se candidatam com base na reputação pública da organização, mas se demitem ao conhecer o verdadeiro clima organizacional (comportamento das equipes e dos líderes) da empresa".

Por fim, a relação de parceria traz mais resultados do que páginas de contratos. Reconhecer e assumir as responsabilidades e objetivos de cada um pode levar as empresas e as pessoas a um novo patamar social. A empresa pode contratar mais, crescer e remunerar cada vez melhor, e o funcionário pode alcançar seu objetivo de obter uma faculdade, casa própria, carro ou casamento, desfrutando assim de uma qualidade de vida motivadora no trabalho.

Diego Ramos Corrêa é contador cuiabano que vive da contabilidade nos EUA.

 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários