O governo federal acelera os trabalhos para a construção de moradias populares do programa Minha Casa, Minha Vida, além de retomar obras que estavam paralisadas nos últimos anos. Outra novidade do programa foi o aumento das faixas de renda 1 e 2, que foram reajustadas para acolher mais famílias.
Cerca de 40% das obras de reconstrução do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, estão concluídas. A informação foi divulgada durante vistoria ao terminal na capital gaúcha. Com o cronograma em dia, os primeiros pousos e decolagens estão mantidos para 21 de outubro.
A Secretaria de Educação de Mato Grosso lançou nesta semana o Sistema de Prevenção do Abandono Escolar nas 648 escolas da Rede Estadual de Ensino. Por meio de uma plataforma online é possível identificar de forma preventiva quem são os estudantes em risco de abandono e registrar as ações de busca ativa.
Na grade curricular foram trabalhadas algumas disciplinas como Gestão da Inovação, Política Pública e Planejamento, Gestão da Informação e Tecnologia da Informação, Plano Plurianual e Orçamento Governamental, Gestão de Contratos, Licitações e Convênios.
Nesse terceiro mandato do presidente Lula, foi realizado o primeiro Censo Quilombola, produzido pelo IBGE. A publicação é um marco histórico para a elaboração de políticas públicas que atendam, de fato, às necessidades desses povos. Confira no quadro Brasil no Rumo Certo.
No Rio Grande do Sul, Lula participou da inauguração do Centro de Oncologia e Hematologia do Grupo Hospitalar Conceição. A obra em Porto Alegre contou com investimentos de mais de R$ 140 milhões governo federal.
O presidente Lula fez a quinta viagem ao Rio Grande do Sul desde o início das enchentes. Na sexta-feira (16), ele entregou 253 unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida para famílias que perderam tudo na catástrofe. Durante a visita ao estado, Lula também inaugurou um complexo viário.
O Enem dos Concursos teve cerca de 1 milhão de participantes concorrendo a 6.640 vagas em instituições federais. Os cadernos de provas já estão disponíveis para consulta, e o gabarito preliminar sai amanhã (20).
Segundo a ministra da saúde, Nísia Trindade, a vacinação contra a Mpox no Brasil acontece em casos excepcionais e com a licença da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Grupos vulneráveis, e pessoas que tiveram contato com outras pessoas doentes. Então, a vacinação nunca será uma estratégia em massa para a Mpox”, ressaltou Trindade. A Mpox é causada pelo mpox vírus (MPXV), e é uma uma doença zoonótica viral. Alguns dos sintomas mais comuns são erupções cutâneas ou lesões de pele, dor de cabeça e febre.
As pessoas contempladas com o Programa SER Família Habitação, na modalidade Entrada Facilitada, receberam um subsídio de até R$ 20 mil para ser aplicado no valor de entrada da casa, que corresponde a 20% do valor total do imóvel.