Cuiabá, 22 de Julho de 2024
Notícia Max
22 de Julho de 2024

AGRONEGÓCIO Terça-feira, 14 de Maio de 2024, 14:56 - A | A

Terça-feira, 14 de Maio de 2024, 14h:56 - A | A

conab

Estudo aponta aumento de 22,9% na importação de fertilizantes

Portos do Paraná continuam sendo a principal porta de entrada do produto no Brasil

Canal Rural

Um estudo feito pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) mostra que as importações brasileiras de fertilizantes tiveram um aumento significativo de 2019 a 2023 e que o Porto de Paranaguá continua sendo a principal porta de entrada do insumo. Em cinco anos, de 2019 a 2023, os desembarques de adubos no brasil cresceram 22.9%.

O Anuário Logístico da Conab mostra que em 2019 o Brasil recebeu 34 milhões de toneladas de fertilizantes, número que passou em 2023 para mais de 42 milhões de toneladas. Já os terminais do Portos de Paranaguá receberam 9 milhões de toneladas, e em 2023, esse número saltou para 10 milhões e 530 mil toneladas.

O levantamento também aponta os 3 principais estados importadores do produto no país: Mato Grosso, responsável por 16,6% do volume de adubos importados, seguido do Rio Grande do Sul, com 15,7%, e Paraná com 13,7%.

Recentes investimentos feitos na estrutura marítima do terminal de Paranaguá trouxeram ganhos operacionais e potencial de receber navios maiores do segmento. A capacidade estática de armazenagem dos Portos do Paraná é de mais de 3 milhões de toneladas de fertilizantes.

O diferencial, conta Gabriel Vieira, diretor de operações portuárias dos Portos de Paranaguá, estaria no investimento em obras de dragagem e derrocagem: “Elas possibilitam ampliar o calado operacional dos grandes navios que trazem o fertilizante para 12 metros e 80. Isso é eficiência e esse navios podem trazer mais produtos na mesma operação, reduzindo custos ligísticos”.

A capacidade média diária de recepção nos terminais do estado do Paraná é de aproximadamente 30 mil toneladas e a disponibilidade de infraestrutura para a descarga também garante a eficiência e agilidade nas operações. São 3 berços dedicados no cais público, outros dois que atendem o píer privado e mais dois berços em Antonina. De acordo com o Coméx Stat, portal para acesso gratuito às estatísticas de comércio exterior do Brasil, no primeiro trimestre deste ano o país importou 7 milhões e 184 mil toneladas de fertilizantes. Deste volume, 1 milhão e 880 mil – 27% do total – foi movimentada pelos Portos do Paraná. No ranking de principais países que desembarcam o produto no estado estão China, Rússia e Canadá.

 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários