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21 de Abril de 2025

AGRONEGÓCIO Segunda-feira, 14 de Abril de 2025, 10:50 - A | A

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DIA MUNDIAL DO CAFÉ

Garoto de 9 anos surpreende e cria marca de cafés especiais

"Quero ampliar meu site para vender café para todo o Brasil e, no futuro, expandir internacionalmente", vislumbra o jovem empreendedor

CANAL RURAL

Hoje, 14 de abril, é comemorado o Dia Mundial do Café, um grão de enorme importância cultural, econômica e afetiva. Para Pedro Okagawa Braga, de apenas 9 anos, morador de São Paulo, o café tem importância ainda maior.

Enquanto muitas crianças nessa idade ainda estão descobrindo seus hobbies e interesses, Pedro criou uma marca de café especial, o Pedro Eco. O menino cuida da organização da empresa, do estoque, vendas e até da identidade visual do seu produto.

Os familiares do garoto explicam que o jovem sempre teve aptidão para os negócios. Chegou a vender desenhos na praia e copos feitos a partir da casca de coco – foi desta última iniciativa que surgiu a identidade Pedro Eco, nome que remete à preocupação com a sustentabilidade.

A entrada no mundo do café

A ideia de comercializar café surgiu durante uma visita à cafeteria de um amigo da família, que trabalha com torrefação e distribuição de cafés especiais de pequenos produtores. A mãe de Pedro, Adriana Okagawa Januário Braga, aprecia o café, e durante um bate-papo, surgiu a proposta de criar um pequeno primeiro lote exclusivo para Pedro vender. No início, foram produzidos apenas 20 pacotes, que foram vendidos pelo menino para amigos e familiares.

Empolgado, Pedro passou a estudar e se interessar pelo assunto. “Fomos até acompanhar como é feita a torrefação do grão. Não somos especialistas na área, mas hoje, ele sabe diferenciar os tipos de café, e entende a importância dos pequenos produtores”, conta a mãe.

O amigo da família continua fornecendo os lotes de café para Pedro, que segue comercializando os produtos. “Ele está super animado com isso, gosta muito de falar e explicar sobre o café, além de vender. E apesar do Pedro ser uma criança tímida, para vender os produtos dele, ele se torna muito comunicativo”, acrescenta Adriana.

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