A região Sul do Brasil deve enfrentar um final de semana marcado por chuvas intensas e a possibilidade de granizo, condições que trazem preocupação para produtores rurais que cultivam soja, milho e trigo. De acordo com o meteorologista Gabriel Rodrigues, do Portal Agrolink, um sistema de baixa pressão se formou sobre o Paraguai e deve avançar para o território brasileiro, intensificando a instabilidade climática principalmente no Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e oeste do Paraná. Esse fenômeno trará precipitações volumosas e tempestades com risco de granizo em áreas isoladas, o que pode prejudicar as culturas em fase de desenvolvimento ou colheita.
Segundo Rodrigues, as áreas de soja e milho, que estão em plena fase de crescimento, podem sofrer danos se forem atingidas por granizo ou enchentes. Já o trigo, em fase final de colheita, também está sob risco, pois o excesso de umidade pode prejudicar a qualidade dos grãos.
Já os produtores de frutas e hortaliças, que possuem culturas mais sensíveis ao impacto do granizo, também estão em alerta. A recomendação para os agricultores é acompanhar de perto as previsões, buscando antecipar operações de colheita onde possível e adotar medidas de proteção, como coberturas e sistemas de drenagem, para mitigar os impactos das chuvas intensas e granizo.
Segundo Gabriel Rodrigues, a combinação de calor e alta umidade, junto com os fluxos de ar tropical, cria um ambiente favorável para temporais severos na região Sul, com volumes de chuva que, em alguns locais, podem superar os 100 mm. Além disso, a presença de umidade residual da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) contribui para manter o tempo instável e as condições favoráveis à formação de granizo, especialmente nos pontos de maior umidade e calor.
CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.
0 Comentários