Cuiabá, 02 de Outubro de 2024
Notícia Max
02 de Outubro de 2024

CIDADES Segunda-feira, 11 de Julho de 2022, 08:58 - A | A

Segunda-feira, 11 de Julho de 2022, 08h:58 - A | A

PANDEMIA

Cresce a procura de testes para saber se o sintoma gripal é covid-19

As unidades de saúde têm registrado o aumento de pacientes com sintomas de covid, e o mesmo vem acontecendo nos laboratórios

Da Redação

O aumento da taxa de transmissão da covid 19 em Mato Grosso deixa as autoridades em alerta. O crescimento de casos tem assustado as autoridades. E um dos reflexos é o aumento da procura de testes para saber se o sintoma gripal é covid-19 ou não.

As unidades de saúde têm registrado o aumento de pacientes com sintomas de covid, e o mesmo vem acontecendo nos laboratórios. Pesquisa feita pelas empresas de análises clínica e de serviço de saúde aponta que houve aumento no número de testes com resultados positivos.

A presidente da Associação de Análises Clínicas, Maria Elisa Scheifer, afirma que nos primeiros 10 dias de junho, comparado aos 10 primeiros dias de maio, houve um aumento de 307% na procura destes testes, e também um aumento da positividade de 13% para 26%.

“Entre as cidades que mais foram realizados os testes, estão Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Tangará da Serra, Sorriso e Alta Floresta”, afirma Maria Elisa.

O mesmo vem acontecendo nas farmácias, que oferecem dois tipos de testes, sendo o rápido que é feito no local e o autoteste. E a demanda para os autotestes são tão grandes, que as distribuidoras vem repassando quantidades limitadas para as farmácias.

O reflexo direto pode ser sentido nos hospitais, onde a taxa de ocupação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva estão superando os 80% nas unidades SUS e também na rede privada.

“É mais um momento de atenção para os hospitais privados de todo o estado confirmado com o aumento nos números de novos casos e consequentemente no atendimento nas unidades de saúde. Vale ressaltar que, em sua maioria, os hospitais ainda possuem capacidade de ampliação no número de leitos destinados ao tratamento da Covid-19, no entanto diante de um cenário mundial de desabastecimento de alguns medicamentos e insumos hospitalares é preciso redobrar os cuidados”, reforçou a diretora executiva do Sindessmat, Patrícia West.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários