Muitas famílias viram suas contas acumularem durante os meses da pandemia, que está impactando suas vidas de diferentes formas. E ao longo desse período, a Energisa tem adotado uma série de medidas para apoiar os clientes a manterem as contas de energia em dia no cenário de crise econômica: a empresa está oferecendo parcelamento com condições especiais e facilidades de pagamento. Somente em 2020, em Mato Grosso a Energisa realizou 110 mil negociações com os clientes, que já regularizaram as contas atrasadas. Em 2021 foram 42.654 até abril.
“Estamos passando por uma crise, o que causa uma desordem financeira. Por isso, é fundamental ter um planejamento mensal com hierarquia de contas, priorizando aquelas despesas fixas como as contas de água, luz e aluguel, por exemplo. Essas contas recorrentes não podem se acumular, porque chegam todo mês e isso pode virar uma bola de neve. Se não for resolvido, só tende a piorar com o acúmulo das contas e os encargos decorrentes do atraso”, explica o economista Mauro Ruy de Almeida, formado pelo Ibmec MG e mestrando em Economia e Finanças pelo Ibmec RJ.
A regularização de débitos está disponível para clientes residenciais, comerciais e rurais. A negociação pode ser feita com isenção de juros e encargos para pagamentos à vista. Outra opção é entrada de 10% e as demais parcelas podem ser distribuídas em até 12 vezes na própria conta de energia ou no cartão de crédito.
“Além do parcelamento pelo cartão de crédito ou pelo auxílio emergencial, a Energisa está disposta a analisar as condições dos seus clientes. Estar em dia com a distribuidora evita as ações de cobrança, a suspensão do fornecimento ou a negativação do nome”, explica o coordenador de Recebíveis da Energisa Mato Grosso, Fabrício Pardini.
Para o especialista Mauro Ruy, campanhas sempre são bem-vindas, pois ajudam o cliente a diluir os débitos e diminuir os impactos. “Para quem tem contas em atraso, minha sugestão é: vamos organizar daqui para frente. Coloca tudo no papel e avalia. Veja quais os custos extras que podem ser cortados, negocie as dívidas em atraso de acordo com a sua possibilidade de pagamento e evite multa e juros. Para quem pode pagar à vista, esta é a melhor opção, pois fica livre dos encargos”, aconselha.
Negociação sem sair de casa garante mais segurança
E em tempo de pandemia, optar pelos canais digitais de atendimento garantem total segurança à saúde dos clientes. Para negociar pela Gisa, assistente virtual disponível 24 horas por dia pelo WhatsApp (65) 9 9999-7974, é só escrever a palavra Parcelamento e dar início à conversa. Se preferir pelo site, basta acessar a Agência Virtual em https://www.energisa.com.br/paginas/login.aspx, realizar o cadastro e selecionar a opção ‘Negociar Dívida’. No App Energisa On, é só clicar no ícone Parcelamento.
Pix
Desde fevereiro de 2021, as contas de luz também podem ser pagas pelo sistema Pix. Com a solução inovadora, a Energisa tornou-se a primeira empresa do setor elétrico a incluir o QR Code nas faturas impressas. A nova forma de pagamento proporciona grande melhoria na experiência do cliente, já que o QR Code Pix é liquidado muito mais rapidamente. Ela traz benefícios para todos os consumidores, inclusive os não bancarizados, que poderão pagar suas faturas físicas utilizando o QR Code Pix. Além disso, o pagamento pode ser feito a qualquer hora do dia, inclusive nos finais de semana e feriados.
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