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CIDADES Quinta-feira, 22 de Novembro de 2018, 15:58 - A | A

Quinta-feira, 22 de Novembro de 2018, 15h:58 - A | A

DISPOSTOS A COMPRAR

Quase 30% da população de Cuiabá pretende fazer compras na Black Friday em Cuiabá, diz CDL

G1-MT

 

Uma pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL) aponta que 27,5% da população de Cuiabá pretende fazer compras nesta sexta-feira (23), na Black Friday, que acontece em todo o país.

 

A maioria entre os que planejam gastar tem interesse em adquirir roupas (36%) e os demais, eletrodomésticos (26%), eletrônicos (24%), celulares (22%) e móveis e artigos para casa (14%).

 

Segundo o levantamento feito em parceria com o Núcleo de Pesquisas Econômicas e Socioambientais da Universidade Federal de Mato Grosso (NuPES/FE/UFMT), entre os que pretendem comprar, 67% esperam adquirir um ou dois produtos, com um gasto médio de R$ 474,84 cada um deles.

 

As principais formas de pagamento, segundo os entrevistados, serão dinheiro (46%) e cartão de crédito (44%), além disso, os principais lugares apontados para realização dos gastos foram shopping centers (44%), lojas instaladas no centro da cidade (38%) e compras virtuais (28%).

 

Ao todo, a pesquisa entrevistou 338 pessoas acima de 14 anos, sendo 55% homens e 45% mulheres. O levantamento foi realizado entre os dias 11 e 13 de novembro de 2018.

 

Veja 10 dicas para não entrar em roubadas nas compras da Black Friday e, mais abaixo, as orientações dos especialistas:

 

1- Planejamento, pesquisa e monitoramento - faça lista de compras, estabeleça prioridades e estipule valor máximo

 

2- Reputação da loja - pesquise se a loja é de confiança antes de fazer a compra

 

3- Desconfie de megadescontos - página pode ser golpe, ou produto falsificado

 

4- Cautela nos gastos - não gaste além do que pode pagar

 

5- Formas de pagamento - atenção para as formas mais vantajosas em cada caso

 

6- Atenção ao frete - verifique o custo antes de finalizar a compra

 

7- Prazo de entrega - compras feitas nesse período podem demorar a ser entregues

 

8- Arrependimento da compra - consumidor tem até 7 dias para desistir de compra feita pela web

 

9- Problemas com a internet - atenção para possíveis lentidões nos sites por conta da alta demanda

 

10- Segurança - na compra online, use computador com antivírus e sistema atualizado

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