Cuiabá, 01 de Setembro de 2024
Notícia Max
01 de Setembro de 2024

INTERNACIONAL Domingo, 01 de Setembro de 2024, 10:05 - A | A

Domingo, 01 de Setembro de 2024, 10h:05 - A | A

Maduro culpa oposição

Venezuela restabelece eletricidade após mais de 12h de apagão

G1

A Venezuela retomou o serviço elétrico na madrugada deste sábado (31), após um grande apagão de mais de 12 horas classificado por Maduro como "sabotagem" da oposição política, embora especialistas apontem para uma falha e para o colapso do sistema elétrico.

A apagão teve origem na central hidrelétrica Simón Bolívar, principal geradora de eletricidade da Venezuela, na madrugada de sexta-feira (30). O país inteiro ficou na escuridão, revivendo o fantasma do enorme apagão de 2019, que durou em média cinco dias.

"Estamos normalizando, regularizando, passo a passo com garantias, com segurança", disse Nicolás Maduro na noite de sexta, sem especificar detalhes para evitar, como explicou, um "contra-ataque": as interrupções do serviço são frequentes há uma década, especialmente no interior.

Maduro costuma apresentá-las como planos da oposição para derrubá-lo, embora os especialistas falem de falta de investimento e manutenção no sistema elétrico e nas suas redes de distribuição.

"Eu acho que o que aconteceu foi uma pane e a falha não devia ter maiores consequências, mas a precariedade do sistema elétrico venezuelano é tal que uma coisa levou à outra (...) E as redes de distribuição foram afetadas", disse à AFP o especialista em análise de riscos elétricos, José Aguilar.

"Supostamente se originou por descarta atmosférica" e os equipamentos de proteção "falharam" por falta de "manutenção ou substituição", disse, por sua vez, Víctor Poleo, ex-vice-ministro de Energia Elétrica.

A eletricidade começou a chegar a alguns estados após 12 horas de apagão, às 16h locais de sexta-feira (17h no horário de Brasília) e foi restabelecida em quase todo o país na manhã de sábado, segundo veículos de comunicação locais e moradores consultados pela AFP.

Em estados andinos como Mérida e Táchira, ou nos seus vizinhos Lara e Zulia, no oeste, há registros de intermitência no serviço, embora sejam regiões normalmente afetadas pelas prolongadas interrupções diárias.

"Em Michelena [Táchira], chegou por volta da meia-noite, tinha chegado no início da tarde, mas saiu e [voltou, e desde então] não faltou mais", disse Thais Hernández, dentista de 29 anos, à AFP.

A ONG VE Sin Filtro, que mede o nível de conexão à Internet no país, reportou 92,7% de conectividade na madrugada deste sábado.

O serviço de metrô de Caracas também foi totalmente restabelecido, segundo autoridades de transporte.

'Exigimos ao mundo que não se metam nos assuntos internos da Venezuela', diz Maduro

 

 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários