Cuiabá, 22 de Dezembro de 2024
Notícia Max
22 de Dezembro de 2024

POLÍTICA & PODER Terça-feira, 21 de Novembro de 2017, 06:44 - A | A

Terça-feira, 21 de Novembro de 2017, 06h:44 - A | A

ENTREVISTA DA SEMANA

Niuan Ribeiro: “O meu interesse é ajudar o município de Cuiabá de qualquer forma”

Redação

Beto Terra

 

A figura do vice sempre foi motivo de questionamentos por parte dos eleitores. Muitos não entendem qual a função exercida por eles. Em entrevista ao Notícia Max, o vice-prefeito de Cuiabá, Niuan Ribeiro (PTB), esclarece quais as funções desempenhadas e como auxiliar o prefeito Emanuel Pinheiro na busca de recursos e interlocução entre os Poderes, levando maior estabilidade política à Capital. Fala dos problemas da saúde, sobre as eleições do próximo ano e como líder partidário do PTB (é presidente do diretório municipal do partido), sobre o projeto da legenda, de lançar candidato ao Governo do Estado em 2018

Notícia Max - A figura do vice-prefeito é vista como, vamos dizer, decorativa. Qual a função exercida pelo senhor na administração municipal?

Niuan Ribeiro – Eu acho que quem fala que a figura do vice é decorativa é porque não conhece de política, para começar. Porque se não fosse necessária, não estaria na Constituição, não estaria nas nossas leis, nas nossas normas, e sabemos que toda norma posta é fruto da necessidade, por isso ela é legislada.

Então existe a figura do vice, na ausência ou impedimento do prefeito o vice assume. Eu gostaria de saber, quem poderia me dar resposta, qual o custo de uma campanha eleitoral? Para que se houver algum problema com o prefeito para fazer uma nova campanha para assumir uma nova pessoa.

Então, faz parte do processo. É claro que o certo, o melhor, o prefeito,  ou governador, ou presidente cumpra sempre o mandato, mas existe a figura do vice até para circunstâncias que podem chegar a acontecer. Não é o caso daqui, não é o caso do Governo do Estado, mas vimos que na Presidência da República aconteceu isso, e qual seria o custo de fazer uma nova campanha eleitoral nacional para eleger um novo presidente? Estamos falando de dinheiro, e quando falamos de dinheiro público temos que falar com seriedade. 

Acho que é muito importante sim a figura do vice, porque além de representar o prefeito nas suas ausências e impedimentos, inclusive em eventos internos dentro do município, que é o que temos feito, inclusive na interlocução com os outros Poderes, com a Câmara Municipal, com o Governo do Estado, existe essa função precípua, que é a representação no caso da ausência e impedimento. 

Então, eu vejo que quem fala isso ou é porque está desinformado, ou não entende de política. Não sabe a importância do papel do vice dentro do sistema político. Não tem noção disso, tem que estudar um pouquinho mais.

Notícia Max - Como o senhor mesmo colocou, é um dos responsáveis pela interlocução política do Alencastro. Hoje o prefeito vem sendo alvo de uma CPI na Câmara. Como o senhor vê essa situação?

Niuan Ribeiro – Vejo que é natural. A Constituição Federal, a Lei Orgânica proclama a independência dos Poderes. A Câmara Legislativa não é um puxadinho da prefeitura. Os vereadores foram eleitos para desempenharem os seus mandatos e agirem conforme sua consciência. Cabe a nós, ao prefeito Emanuel, e a nós como parceiros dele, provar a inocência, que vai ser provada no devido tempo.

Vejo com naturalidade, até porque se não fosse dessa forma viveríamos em uma ditadura, e sabemos quanto sangue foi derramado para estarmos em uma democracia. Vejo isso com naturalidade, faz parte do embate político, mas o importante é prevalecer sempre o interesse do munícipe e das pessoas que moram em Cuiabá. Eu acho que isso é o mais importante, é fazer política com responsabilidade. Se quem está fazendo esse movimento na Câmara, está fazendo com responsabilidade, então é isso que importa, porque cabe a nós, o prefeito Emanuel Pinheiro, a Niuan como seu vice, provar a inocência do prefeito.

Notícia Max - O senhor tem auxiliado o prefeito Emanuel Pinheiro na busca de recursos em Brasília. Já houve resultados positivos dessas reuniões?

Niuan Ribeiro – Principalmente no começo do mandato, o prefeito nos deu essa função, mas faltou um ato normativo que tornasse essa minha função mais transparente, vamos dizer, dar legalidade a essa função. E eu como advogado não poderia fugir disso. Todavia, fazemos a interlocução política, indo a Brasília, vamos na Câmara Municipal, conversamos com autoridades políticas, até pelo bom trânsito que temos para poder ajudar a gestão.

O meu interesse é ajudar o município de Cuiabá de qualquer forma, trazendo recursos, trazendo harmonia para a gestão, que é um dos motivos que me coloco no meu lugar para trazer estabilidade. Qualquer governo precisa de estabilidade. E eu como vice sei da minha responsabilidade em fazer com que a Gestão Emanuel Pinheiro também tenha estabilidade.

Notícia Max - A área da saúde pública vem sendo um dos principais problemas da atual gestão. Como o senhor analisa as últimas medidas anunciadas pelo prefeito para melhoria do setor?

Niuan Ribeiro – Primeiramente cabe manifestar que o problema não é apenas em Cuiabá, ma sim de todo país. Sabemos que a saúde é um problema crônico, no Rio de Janeiro, em São Paulo, na Bahia, em qualquer Estado, em qualquer município hoje se discute saúde, porque existe um Sistema Único de Saúde que infelizmente não funciona da forma que deveria, e Cuiabá não passa longe disso.

O prefeito tem encarado de frente o problema, e acho que isso é o mais importante. Ele não tem se furtado a discutir a saúde. Ele tem tomado as medidas que acha que são as mais acertadas, porque ele se compadece com a dor daqueles, principalmente que sabemos que não é dessa gestão. Desde que me conheço por gente ouço falar da crise na saúde pública, ouço falar na crise do pronto-socorro, todavia acho que as pessoas têm visto o esforço do prefeito para trazer recursos para o pronto-socorro, para trazer recursos para equipar o novo pronto-socorro, para que possamos dar um tratamento mais humano para todos aqueles que precisam da saúde pública.

Mas sabemos que não adianta nada Cuiabá melhorar a sua estrutura, melhorar seus equipamentos, se outros lugares também não melhorarem. Porque só vai vir mais gente para cá.

Então, a saúde como eu digo aqui é um sistema. Hoje vemos a saúde do Estado de Mato Grosso padecendo. Os hospitais regionais, muitos foram fechados, e se não se acertar essas questões, não adianta nada todos os esforços que tentamos fazer dentro do município de Cuiabá.

Notícia Max – O prefeito Emanuel Pinheiro anunciou um pacote de obras visando a Cuiabá dos 300 anos. Em que o senhor vem auxiliando para transformar essas obras em realidade?

Niuan Ribeiro – Venho auxiliando na articulação do que é preciso. Eu digo que a primeira pessoa depois do prefeito sou eu, dentro do município de Cuiabá, até pelo papel de vice. Tudo aquilo que ele tem me pedido, tenho tentado cumprir com esmero a minha missão. E eu sou um bom soldado, quando me é dada uma missão, eu vou e cumpro. E no que ele precisar, uma vez que essas obras são de vital importância para Cuiabá, que eu faça essa articulação, que eu tente ajudar, estou de pé a à ordem, por assim dizer, para desempenhar esse papel.

É claro que tudo depende de uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro. Como bom soldado, fico esperando a determinação dele, e aquilo que acho que tenho autonomia suficiente para ir atrás e trabalhar e fazer essa articulação, estou fazendo.

Notícia Max – O nome do senhor já vem sendo colocado como pré-candidato a deputado estadual. O senhor realmente tem essa pretensão?

Niuan Ribeiro – Primeiro vejo com muita felicidade. Tenho dois anos de vida pública, entrei na política ano passado, na campanha de Emanuel Pinheiro, e ver meu nome já ser cogitado para sair como deputado estadual, não deixa de ser um motivo de muito orgulho para mim.

Todavia, sei que a política não se faz com individualidade, e sim com coletivo, em grupo, e uma possível candidatura ou não, não é uma decisão que vai passar apenas por mim. Passa por um grupo ao qual pertenço e pela situação política que vamos estar no ano que vem. 

Hoje vemos uma situação muito nebulosa, tanto em nível federal, quanto em nível estadual e municipal, e as pessoas que vejo mais experientes politicamente, têm aguardado para ver o que vai virar esse cenário a partir de março, abril do ano que vem. E é isso que estamos vendo.

Mas o trabalho não para. Independente de ser candidato ou não, fui eleito para ser vice-prefeito de Cuiabá e ajudar a conduzir os rumos da cidade.

E gostaria de dizer, até uma opinião minha, é que o político tinha que se preocupar menos com a campanha eleitoral e mais com gestão. Se fosse dessa forma a gestão seria maior. E acho que a imprensa poderia contribuir muito com isso. Porque vejo a imprensa sempre levantando a lebre de possíveis candidaturas, quando deveriam dar mais transparência na gestão, e deixar política na hora da política. Que é no período eleitoral. Acho que lá na frente, as respostas virão.

Notícia Max – O senhor é presidente do diretório municipal do PTB, e o partido está com o projeto de lançar o conselheiro Antonio Joaquim ao governo. O senhor acredita em uma possível aliança do partido com o PMDB do prefeito Emanuel para o pleito de 2018?

Niuan Ribeiro – Vejo com bons olhos. O conselheiro Antonio Joaquim tem uma vasta experiência política, já foi deputado estadual, deputado federal, já assumiu secretarias a nível de Estado, já foi duas vezes presidente do Tribunal de Contas, e não há o que questionar da experiência política dele.

Para o PTB é sempre muito bom ter uma candidatura majoritária, que com certeza impulsiona todas as proporcionais, tanto para estadual, como para federal. E eu como petebista de 14 anos de casa, vejo com muito bons olhos.

É claro que tem algumas questões da aposentadoria dele, isso é notório, que todos sabem que ele tem que resolver para filiar no PTB e ser candidato. Uma possível aliança do PTB e PMDB acho que também é muito razoável já que nos encontramos dentro do arco de aliança aqui na prefeitura municipal, e fizemos a dobradinha de prefeito e vice-prefeito na eleição passada.

 

 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários