“Já foram lançados sobre Gaza mais explosivos do que os que atingiram Dresden, Hamburgo e Londres na Segunda Guerra Mundial. À medida que a violência se alastra para o Líbano, será necessária máxima cautela para que o conflito não se transforme em uma guerra total”, afirmou o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, durante a cúpula do BRICS na quarta-feira (25/10), na Rússia.
O Ministério das Cidades autorizou a construção de 1.949 novas moradias do programa Minha Casa, Minha Vida. Mais de 8 mil brasileiros serão beneficiados com novas acomodações de mais de 40 metros quadrados, com varanda, biblioteca e espaço de convivência para as famílias.
"O BRICS é ator incontornável no enfrentamento da mudança do clima. A maior responsabilidade recai sobre os países ricos, cujo histórico de emissões culminou na crise climática que nos aflige hoje. É preciso fortalecer medidas de monitoramento dos compromissos assumidos", afirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em videoconferência durante a primeira reunião ampliada do grupo de líderes do BRICS, na Rússia.
O Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, voltou a funcionar na segunda-feira (21/10) com a capacidade operacional de até 128 pousos e decolagens diárias para voos domésticos. O aeroporto estava fechado há mais de 5 meses, devido a inundação durante as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul.
O governo federal destinou R$ 800 milhões em 2024 para garantir o transporte de estudantes em áreas rurais e ribeirinhas. Com o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a previsão é de 3 mil novos veículos escolares até 2026.
A aprovação da Lei do Pacto Nacional em 2023 permitiu a retomada de obras paralisadas da educação básica em todo o Brasil. Com a medida, a construção de 954 creches, escolas e quadras esportivas foram retomadas e outras 180 foram concluídas. Um levantamento realizado em outubro de 2024 revelou uma redução de 48,6% de obras inacabadas, em comparação com o ano anterior.
Em 2023, o Brasil registrou uma redução de 14,6% no percentual de menores de 16 anos em situação de trabalho infantil em comparação a 2022. No início do levantamento, em 2016, a pesquisa registrou mais de 2,1 milhões de crianças nessas condições. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) sobre trabalho de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos de idade, divulgada na sexta-feira (18/10) pelo IBGE. Este é o menor índice nos últimos seis anos.
O Acredita é um programa recém-lançado pelo governo federal que visa facilitar o acesso a linhas de crédito para que famílias em situação de vulnerabilidade possam empreender. A medida vai beneficiar os inscritos no Cadastro Único (Cadúnico) e microempreendedores individuais (MEIs).
O programa Bolsa Família vai beneficiar 400 mil novos domicílios em outubro, com prioridade para lares com crianças e adolescentes. Grupos em situação de vulnerabilidade como indígenas, quilombolas e pessoas em situação de rua também terão acesso ao benefício.
A capital da República do Tartaristão, Kazan, será sede da 16ª Cúpula do BRICS. A cidade é a oitava mais populosa da Rússia, com 1,2 milhão de habitantes. Durante a cúpula, os líderes discutirão questões globais, como a crise no Oriente Médio, operações financeiras e a cooperação dos países para o desenvolvimento sustentável.