Cuiabá, 25 de Agosto de 2024
Notícia Max
25 de Agosto de 2024

CIDADES Segunda-feira, 26 de Fevereiro de 2024, 07:49 - A | A

Segunda-feira, 26 de Fevereiro de 2024, 07h:49 - A | A

Caramujos africanos

Animal pode causar problemas de saúde nos humanos e nos animais

A época de chuva favorece a proliferação desses moluscos que já infestam diversos bairros de Cuiabá

Da Redação

Chegou o período das chuvas, e com ele um velho problema vem afetando diversos bairros de Cuiabá: os caramujos africanos, introduzido clandestinamente no Brasil como substituto do escargot, o molusco é um potencial hospedeiro dos nematoides (vermes) que podem causar a meningite e a peritonite.

Normalmente, eles vivem em locais úmidos e sombrios, se alimentando de qualquer tipo de vegetação, e como são hermafroditas, ou seja, ele tem a capacidade de se auto reproduzir e cada bicho desse, durante todo seu ciclo de vida, que gira em torno de um ano e meio, pode reproduzir até dois mil ovos.

Para amenizar a situação, a recomendação é para que os moradores realizem a catação dos moluscos utilizando luvas ou sacolas (nunca tocá-los sem proteção) e os coloquem em uma solução contendo água e sal. Para cada litro de água, deve-se dissolver 5 colheres de sal. Eles devem ficar mergulhados nessa solução por 3 horas e, em seguida, devem ser enterrados.

Vale um alerta. Segundo autoridades sanitárias, a simples manipulação desses moluscos vivos pode causar contaminação, pois dois tipos de microorganismos perigosos são encontrados em sua secreção. O Ministério da Saúde tem recomendado que as ações de combate ao Caramujo Africano sejam executadas apenas por adultos, devidamente protegidos. Crianças não devem manipular os moluscos uma vez que as doenças podem ser transmitidas facilmente.

Recomendações
Não abandone ao ar livre as conchas do caramujo gigante africano sem destruí-las, pois as mesmas servirão como criadouros naturais para o mosquito transmissor da dengue e febre amarela.

Recolha os caramujos manualmente, sempre com luvas descartáveis ou sacos plásticos. Para matá-los, deve-se queimá-los dentro de latas ou tonéis. Depois quebrar as conchas e enterrá-las.

Não coloque os caramujos no lixo, pois poderão estar transferindo a infestação. Não use veneno, pois afeta o meio ambiente e não o molusco. Só pegue o molusco se estiver com luvas ou com saco plástico envolvendo as mãos.

Não deixe em seu terreno telhas, tijolos, sobras de construções ou excesso de plantas. Eles servem de criadouros.

A orientação é para que os próprios moradores façam o recolhimento dos moluscos e, munidos de luvas descartáveis para não ter contato com o caramujo, os coloquem em recipientes com tampa.

Lembrem-se: para exterminar este caramujo, é necessário queimá-lo completamente, pois, caso contrário, os vermes continuam no local.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários