Nesta sexta-feira (26/7) às 14h32 (de Brasília) teve início a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Paris-2024. Sob constante chuva, que chegou a ser torrencial em alguns momentos, mais de 320 mil pessoas, espalhadas em 124 arquibancadas, às margens do Rio Sena. Todos viram o desfile de embarcações com as delegações de atletas e (ao vivo ou telões) os vários shows realizados em vários pontos turísticos da capital francesa.
A cerimônia começou com um vídeo protagonizado pelo humorista Jamel Debbouze e o astro Zinedine Zidane. Em seguida, rápida apresentação do presidente do COB, Thomas Bach, e do presidente da França, Emmanuel Macron. Logo rolou queima de fogos na Ponte de d’Austerlitz . Sem muita perda de tempo, os barcos com as delegações (205 no total) começaram a desfilar. Primeiramente a Grécia, como é tradicional. Logo em seguida, os refugiados.
O desfile tinha os países desfilando em ordem alfabética em barcos divididos em grupos. Entre um grupo e outro, pit-stop para os shows previstos pela organização. O primeiro foi com Lady Gaga. A artista norte-americana fez uma apresentação lembrando os tradicionais shows de vedetes em cabarés nas noites no bairro Pigalle.
Logo em seguida apareceram os barcos com os países do segundo grupo de embarcações, entre eles o Bel Ami, que levava a delegação brasileira. Neste Jogos Olímpicos, o Brasil conta com 277 atletas lutando para superar o número de medalhas conquistadas pelo país em Tóquio, com 21. Mas apenas cerca de 50 deles estavam na embarcação, incluindo os porta-bandeiras, o canoísta Isaquias Queiroz e Raquel Kochhan, da seleção de rugby.
Teve até rock na cerimônia abertura dos Jogos Olímpicos
O segundo pit-stop para show contou com a performance principal bailarino parisiense Guillaume Diop e a presença do nadador norte-americano Michael Phelps carregando um baú com medalhas de ouro. Além disso, teve referência dos games (Assassins Creed), com um personagem carregando a tocha como o asgtro principal do game, seguido de um tremendo show de rock pesado na sacada do Hotel De Ville, a imponente sede da prefeitura. Além disso, cantores de ópera e a popstar Aya Nakamura (que tem dupla nacionalidade, maliana e francesa) marcaram presença, mesmo debaixo de chuva.
No terceiro pit-stop, homenagens ao cinema, desde os primórdios, os irmãos Lumière, além do cineasta George Méliès (dos primeiros filmes, principalmenteentre 1990 e 1910) e um clipe com os Minions, fechando com a Marselhesa , o hino francês, e homenagem para dez mulheres relevantes na história francesa.
A quarta parada, antes do último bloco de países, foi a hora da festa, começando com um desfile de moda e uma especie de santa-ceia estilizada, mostrando toda a diversificação da comunidade LGBT e que seguiu durante a passagem dos países restantes.
CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.
0 Comentários