Cuiabá, 26 de Agosto de 2024
Notícia Max
26 de Agosto de 2024

CIDADES Segunda-feira, 26 de Agosto de 2024, 15:10 - A | A

Segunda-feira, 26 de Agosto de 2024, 15h:10 - A | A

no Xingu

Brigadista que desapareceu enquanto combatia incêndio é encontrado carbonizado

O corpo foi encontrado na manhã desta segunda-feira (26). Ele teria morrido em decorrência de queimaduras

Da Redação

O brigadista Uellinton Lopes dos Santos, de 39 anos, morreu enquanto combatia incêndios florestais na Terra Indígena Capoto Jarina, em São José do Xingu (953 km de Cuiabá). O corpo foi encontrado na manhã desta segunda-feira (26). Ele teria morrido em decorrência de queimaduras. 

Segundo informou o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Uellinton desapareceu por volta das 11h do domingo (25) durante atividades de combate a um incêndio florestal na área indígena. O corpo foi encontrado a cerca de 1 km da linha de defesa contra o fogo instaurada pelo Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo). 

Uellinton, que integrava a Brigada Pronto Emprego de Brasília, atuava no Prevfogo desde 2024 e integrava a Brigada Pronto Emprego de Brasília. De 2021 até este ano, trabalhou como brigadista do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). 

Conforme o Instituto Raoni, a situação na terra indígena se agravou nos últimos 10 dias. É estimado pela entidade que a região tem cerca de 635 mil hectares, o que é maior do que a área do Distrito Federal (DF). Atualmente, 42 brigadistas atuando no combate, sendo que metade deles são indígenas voluntários. 

Por meio de uma nota, o Ministério do Meio Ambiente expressou condolências e afirmou que prestará assistência no caso. “O MMA e o Ibama prestam toda assistência, solidariedade e apoio à família do brigadista”, declarou o ministério.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários