Cuiabá, 25 de Agosto de 2024
Notícia Max
25 de Agosto de 2024

CIDADES Segunda-feira, 11 de Julho de 2022, 09:07 - A | A

Segunda-feira, 11 de Julho de 2022, 09h:07 - A | A

Atendimentos normais

Centro de equoterapia na UFMT retoma atividades após dois anos fechado

A Equoterapia é um método de reabilitação que utiliza o cavalo em abordagem interdisciplinar nas áreas da saúde, educação e equitação

Da Redação

O Centro de Equoterapia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) retomou na semana passada os atendimentos realizados pela equipe multidisciplinar da Instituição. O objetivo do espaço é oferecer a oportunidade da terapia com cavalos para pessoas com necessidades especiais e deficientes que estejam em situação de vulnerabilidade econômica.

A Equoterapia é um método de reabilitação que utiliza o cavalo em abordagem interdisciplinar nas áreas da saúde, educação e equitação, visando o desenvolvimento biopsicossocial da pessoa com deficiência.

“Hoje atendemos 15 pessoas, a maioria crianças, com algum tipo de necessidade especial, como Transtorno de Espectro Autista, paralisia cerebral, microcefalia, síndrome de down e outros”, explicou a coordenadora do Centro, professora Lisiane Pereira de Jesus.

A reabertura acontece após 2 anos do fechamento em decorrência das medidas de biossegurança que visavam combater a pandemia de covid-19. com a diminuição dos casos e o aumento da cobertura vacinal, o Centro foi reaberto para a seleção da equipe, seu treinamento, bem como a retomada do treinamento dos animais.

A equipe da UFMT é composta por estudantes das áreas de serviço social, veterinária, pedagogia, psicologia, agronomia, zootecnia e educação física, além de estudantes de fisioterapia em parceria com a Faculdade Fasipe.

O senhor José Cláudio Bezerra de Queiroz, pai do José Carlos, paciente com Transtorno do Espectro Autista (TEA), disse que o tratamento tem ajudado seu filho de diferentes formas. “Começamos ainda em 2019, por indicação da Escola Tereza Miguel, daí teve a pandemia, mas hoje ele já quis voltar tranquilamente, falando que ia cuidar do Toddy. Deu pra perceber que ele está mais aberto ao contato, mais próximo de animais, e até o equilíbrio dele na moto, que ele não gostava de andar, melhorou. Tem sido muito boa a experiência”, afirmou.

O Centro de Equoterapia atende segundas, quartas e sextas pela manhã.

 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários