Fortes chuvas destruíram o abrigo de animais Lar dos Sonhos, em Várzea Grande, deixando mais de 100 cães e gatos em situação de vulnerabilidade. A água invadiu o local no último dia 10 após um trator desviar o curso da estrada de acesso ao abrigo, redirecionando o fluxo diretamente para o espaço. Após perder tudo que tinha, a organização pede a ajuda da população para arrecadar ração, remédios e outros itens essenciais para os bichinhos.
Segundo Rosalina Nunes, responsável pelo local, além da estrutura, eles perderam tudo: potes, rações, medicamentos, produtos de limpeza, higiene e as camas dos pets.
Rosalina relata ainda que perdeu medicamentos essenciais para 32 animais em tratamento. O alagamento assustou os bichos, e um deles sofreu um ataque de epilepsia, quase se afogando. A cuidadora destaca a urgência em restabelecer as condições mínimas para o bem-estar dos cães e gatos.
“Cerca de 80% dos nossos cães e gatos sofrem com doenças como leishmaniose, problemas cardíacos e renais, epilepsia e até cegueira”, explica Rosalina.
Essas condições tornam o cuidado diário ainda mais desafiador e dificultam a adoção, já que muitos interessados desistem por conta dos custos com medicamentos e cuidados contínuos.
Rosalina contou que os animais ficaram aterrorizados com a situação. Alguns cães foram vistos boiando em pneus, outros tentaram desesperadamente puxar as telas com a boca para fugir, enquanto outros, em estado de pânico, não conseguiam latir de tão assustados. Em um momento crítico, Rosalina teve que carregar um cão no colo, pois ele ficou paralisado de medo.
Durante o alagamento, Rosa precisou fazer furos em algumas das 13 casinhas que tem para os cães para ajudar no vazamento da água. Este furos precisam ser fechados, por isso ela também está arrecadando areia e cimento. Algumas partes do abrigo precisarão ser teladas novamente, já que os cães danificaram, tentando fugir, com medo da chuva.
O Lar dos Sonhos não recebe apoio financeiro de órgãos públicos ou ONGs, embora Rosalina conheça muitas dessas organizações, todas enfrentando dificuldades semelhantes. Atualmente, o abrigo conta com apenas quatro mensalistas, e o restante da ajuda vem de doações esporádicas, principalmente quando Rosalina compartilha a necessidade de um animal específico.
O abrigo precisa de ração, remédios, toalhas, fraldas, tapetes higiênicos, produtos de limpeza e materiais de construção, como cimento e areia. Rosalina também busca recursos financeiros para contratar um trator que reverta o desvio na estrada e permita a drenagem adequada.
Os interessados em ajudar podem doar diretamente nos seguintes pontos de coleta:
* Agropecuária Pantanal – Avenida Alzira Santana, nº 82
* Wilton Bar– Rua Pará, nº 800
As doações financeiras podem ser realizadas via PIX para a chave (65) 99201-5006, em nome de Rosalina Nunes Santana.
CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.
0 Comentários