Cuiabá, 02 de Janeiro de 2025
Notícia Max
02 de Janeiro de 2025

CIDADES Quinta-feira, 10 de Novembro de 2022, 08:11 - A | A

Quinta-feira, 10 de Novembro de 2022, 08h:11 - A | A

outubro rosa

Espaço Mulher registrou mais de 22 mil atendimentos e exames diversos

Mais de 1800 mamografias encaminhadas e 856 exames preventivos de câncer de colo de útero (CCO), além de diversos outros exames relativos à saúde da mulher na ação desenvolvida na Praça Alencastro

Da Redação

A programação do Outubro Rosa desenvolvida pela Secretaria da Mulher e Núcleo da Primeira-dama Marcia Pinheiro, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), realizado na Praça Alencastro, entre os dias 20 de outubro e 4 de novembro beneficiou mais de 1800 mulheres com exames de mamografias. Durante a ação, foram realizados ainda encaminhamentos para ultrassonografias transvaginais, densitometria óssea, coleta de papanicolau, que é o preventivo de colo de útero (CCO), exames laboratoriais, totalizando cerca de 22.150 atendimentos, sendo 16.019 exames laboratoriais.

O foco da campanha foi à prevenção do câncer de mama e o câncer de colo de útero (CCO). O rastreamento das comorbidades é feito por meio do exame de mamografia e preconizado pelo Ministério da Saúde para ser realizado a partir dos 40 anos. Já o preventivo de CCO é realizado a partir do início da vida sexual da mulher.

No Outubro Rosa na Praça foram contempladas mais de 1800 mulheres com exames de mamografias, 399 com ultrassons transvaginal, 856 exames CCO, 50 densitometrias óssea e mais de 200 outras solicitações de diversos procedimentos que serão liberadas pela Central de Regulação seguindo a ordem cronológica da fila. Diferentemente das 1800 mamografias que foram quase todas liberadas automaticamente, pois algumas mulheres já saíram do local com o agendamento em mãos.

A enfermeira Regina Greyce, representando a equipe da Central de Regulação, salientou que a ação idealizada pela Primeira Dama Márcia Pinheiro, e demais parceiros, foi de grande valia e uma experiência incrível de vivência, de amor e gratidão a vida em favor dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Ela citou casos de usuários que estavam com procedimentos liberados, porém não era encontrado devido estar com o cadastro desatualizado no sistema de acesso - SISREG.

“É gratificante poder contribuir com a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, através da Secretaria da Mulher e Núcleo da Primeira Dama agilizar esses atendimentos e referidos exames para tantas mulheres. Foi uma somatória de esforços envolvendo profissionais de várias áreas, especialmente da SMS e do HMC que não mediram esforços para que o trabalho acontecesse e beneficiasse a população. Enfim, o resultado é satisfatório na medida em que a gente vê as pessoas saindo de uma possível espera, com a autorização do exame em mãos”, declarou a secretária da Secretaria da Mulher, Celly Almeida.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários