Cuiabá, 03 de Julho de 2024
Notícia Max
03 de Julho de 2024

CIDADES Segunda-feira, 25 de Março de 2024, 07:48 - A | A

Segunda-feira, 25 de Março de 2024, 07h:48 - A | A

Ministério da saúde

Juca comemora certificação da sala de amamentação da Câmara de Cuiabá

Sala de Amamentação Ernestina Ferreira Nascimento foi certificada pelo Ministério da Saúde

Da Redação

Criada pelo então vereador e hoje deputado Juca do Guaraná Filho (MDB), a Sala de Amamentação Ernestina Ferreira Nascimento ganhou destaque nacional ao receber certificação do Ministério da Saúde como instituição que apoia a amamentação.

Conforme Juca, o espaço foi inteiramente projetado e adaptado para que as servidoras lactantes possam retirar e armazenar leite materno durante o período de trabalho e também para receber as mães que passarem pela Casa de Leis.

A entrega da placa foi feita ao hoje presidente da Câmara de Cuiabá, Chico 2000 (PL) por meio da assessora técnica da Coordenação de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente do Ministério da Saúde, Renara Guedes Araújo, durante a abertura do 1º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde.

A Sala de Amamentação está localizada no piso inferior do Palácio Paschoal Moreira Cabral e está aberta de segunda a sexta-feira, para atender as servidoras e visitantes que estiverem com seus bebês.

A iniciativa do então presidente Juca do Guaraná Filho além de demonstrar respeito por quem está acompanho de crianças, foi um marco na história política e administrativa do estado de Mato Grosso, já que a Câmara de Cuiabá passou ser o primeiro prédio público, composto de local adequado para mães amamentarem seus filhos.

 Quando da inauguração, Juca do Guaraná fez questão de destacar que mais de 60% dos servidores da Câmara são mulheres, sendo que muitas precisaram de um local como este, e que a sala da amamentação atende quem não só quem trabalha no Legislativo, mas também quem visita a Câmara Municipal.

 O projeto contempla um grande espaço climatizado e decorado. O local conta ainda com geladeira, micro-ondas, sofás e poltronas. Já os fraldários foram instalados nos banheiros femininos e masculinos da Casa.

A representante do governo Federal informou que o Brasil possui atualmente 290 salas de apoio à amamentação certificadas pelo Ministério da Saúde e a primeira Câmara Municipal do país a possuir certificação é a de Cuiabá.

“Isso mostra a importância e o compromisso dessa gestão de apoiar a amamentação da mulher trabalhadora, tanto à que trabalha neste local quanto às usuárias que por ali passam. Sabemos que um dos fatores do desmame precoce é o retorno ao trabalho. Ter uma sala de apoio à amamentação com condições higiênico-sanitárias adequadas para que essa mulher, ao longo da jornada de trabalho retire seu leite, armazene adequadamente para levar ao final do dia pra quem cuida do seu filho enquanto ela está fora, faz diferença para que essa mulher possa amamentar até os dois anos ou mais, sendo de forma exclusiva até os seis meses, que é a recomendação do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde”, explicou Renara.

 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários