Cuiabá, 25 de Agosto de 2024
Notícia Max
25 de Agosto de 2024

CIDADES Segunda-feira, 26 de Fevereiro de 2024, 10:41 - A | A

Segunda-feira, 26 de Fevereiro de 2024, 10h:41 - A | A

usará tornozeleira

Justiça concede liberdade provisória a ex-secretário acusado de envolvimento no tráfico

Da Redação

O juiz Fábio Moreira Ramiro, da 2ª Vara Federal Criminal de Salvador (BA), concedeu liberdade provisória ao ex-secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Nilton Borgato, preso em abril de 2022 acusado de tráfico internacional de drogas.

Borgato chegou a ter a prisão preventiva decretada e ficou de abril a novembro de 2022 sob a medida cautelar. Ele foi um dos alvos da Operação Descobrimento, que desarticulou um grupo acusado de enviar entorpecentes para a Europa.

Foi determinado pela justiça algumas medidas cautelares monitoramento eletrônico; comparecimento quinzenal do investigado à Justiça Federal; proibição de ausentar-se da cidade em que reside até a conclusão da ação penal; recolhimento domiciliar no período noturno (das 18h às 6h) e nos dias de folga e a proibição de manter contato com os demais denunciados.

A Operação Descobrimento foi deflagrada em 19 de abril de 2022 e resultou na prisão de Borgato, bem como do lobista Rowles Magalhães, entre outras pessoas.

A operação teve como ponto de partida a apreensão de 595 kg de cocaína encontradas dentro da fuselagem de uma aeronave em fevereiro de 2021, no aeroporto Internacional de Salvador. A droga foi descoberta durante uma inspeção no jato Dassault Falcon 900, pertencente a uma empresa portuguesa de táxi aéreo, que parou para abastecer.

As investigações desencadeadas a partir dessa apreensão permitiram à polícia identificar toda a estrutura criminosa atuante nos dois países envolvidos, composta por fornecedores de cocaína, mecânicos e auxiliares responsáveis pela ocultação da droga dentro da fuselagem do avião, transportadores encarregados dos voos, além de doleiros responsáveis pela movimentação financeira do grupo.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários