Cuiabá, 03 de Julho de 2024
Notícia Max
03 de Julho de 2024

CIDADES Segunda-feira, 20 de Novembro de 2023, 07:29 - A | A

Segunda-feira, 20 de Novembro de 2023, 07h:29 - A | A

em chamas

Pantanal registra mais de 2 mil focos de incêndio nos primeiros dias de novembro

Os incêndios começaram em outubro e já ultrapassaram 35 mil hectares, atingindo os Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul

Da Redação

O Pantanal registrou mais de 2,3 mil focos de incêndio nos primeiros dias de novembro, cenário agravado pela seca e pelo calor intenso. Em Mato Grosso, o Governo do Estado decretou situação de emergência ambiental.

Os incêndios começaram em outubro e já ultrapassaram 35 mil hectares, atingindo os Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. As chamas também atingem Parque Nacional do Pantanal, a Reserva Particular do Patrimônio Natural Dorochê, e o `Parque Estadual Encontro das Águas. Cerca de 800 mil hectares do bioma foram destruídos pelo fogo, mais da metade somente neste mês de novembro.

No Parque Estadual Encontro das Águas - considerado o maior refúgio de onças-pintadas do mundo - e no Parque Nacional do Pantanal, o fogo chegou a ser controlado, mas retornou depois que raios atingiram o parque.

Desde o final de outubro, bombeiros, brigadistas e voluntários têm invadido a mata para apagar o fogo — que, impulsionado pelas temperaturas altas, pelo vento forte e pela falta de chuva, continua se espalhando —, mas a região onde estão acontecendo os incêndios é de difícil acesso.

Na última segunda-feira (13), o Governo Federal fez uma reunião de emergência e decidiu enviar mais 90 brigadistas para atuar no combate aos incêndios no Pantanal. Ao todo, 299 servidores federais estão na região. O presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, indicou que haverá reforço para apagar os pontos de chamas.

Na semana passada o govenador em exercício Otaviano Pivetta visitou a área queimada região de Poconé (102 km a sudoeste da Capital). Segundo o gestor, a característica piora o cenário e é preciso contar com chuvas na região para que o incêndio seja controlado.

“Fato é que o pantanal tem condições singulares de acesso e dificuldades de toda ordem. Ali tem muita biomassa, especialmente subterrânea. O fogo ressurge surpreendentemente”, disse.

E o incêndio florestal chegou à região da Transpantaneira e colocando em risco algumas pousadas na região. Com o incêndio, vários animais foram mortos, e ninhos de tuiuius, pássaro típico do bioma e a "casa das onças", no Parque Estadual Encontro das Águas, também foram atingidos pelas chamas

No total, são oito frentes de combate aos incêndios no Pantanal. As frentes se dividem no Parque Estadual Encontro das Águas, bacia hidrográfica do Rio Sararé, região de Mimoso, comunidade São Pedro de Joselândia, Fazenda Alvorada do Pantanal, fronteira com a Bolívia/San Matías, e nas áreas federais Parque Nacional do Pantanal/Reserva do Dorochê e Terra Indígena Portal do Encantado.

Atuam em toda região do Pantanal mato-grossense cerca de 100 bombeiros de Mato Grosso, sendo 60 apenas no Parque Estadual Encontro das Águas. As ações contam ainda com o apoio de três aviões da Defesa Civil do Estado, helicópteros do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAer) e Ibama, 11 barcos, viaturas e caminhões-pipa.

 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários