Cuiabá, 03 de Julho de 2024
Notícia Max
03 de Julho de 2024

CIDADES Segunda-feira, 25 de Março de 2024, 08:38 - A | A

Segunda-feira, 25 de Março de 2024, 08h:38 - A | A

EM VÁRZEA GRANDE

Primeiro Multiação do ano realiza 6.427 atendimentos sob clima ameno e nublado

Dezenas de pessoas conseguiram atendimento médico na primeira edição do Multiação

Da Redação

Até o sol de 40°C deu uma trégua neste sábado (23.03) para receber a primeira edição do Multiação de 2024. O evento, promovido pelo Serviço Social da Indústria de Mato Grosso (Sesi MT) e Rede Matogrossense de Comunicação (RMC), realizou 6.427 atendimentos gratuitos no bairro Capela do Piçarrão, na região do Parque das Nações, em Várzea Grande.

O clima nublado e temperatura amena foram favoráveis para Marques da Silvia. Ele veio do bairro Marajoara e arrastou toda a família para fazer exame de vista. Essa foi a primeira vez que o pintor participou do Multiação e confessa estar fidelizado pelo bom atendimento ofertado no local. “Gostei da experiência e vou anotar a data dos próximos no meu calendário para eu participar”, conta.

Além de Marques, também passaram por consultas oftalmológicas sua esposa, Kedima de Assis, a tia dela, Isaura Ramos, e os sogros dele, João Opena e Mirian Ramos. “Trouxe todo mundo. Assim evito dor de cabeça e no bolso”, disse o pintor com um sorriso estampado no rosto feliz por não precisar gastar dinheiro com a consulta. “Porque se fosse para pagarmos uma clínica particular não teríamos condições”, explica.

Os atendimentos na área de oftalmologia é um dos serviços mais procurados e a Associação Mato-grossense de Oftalmologia (AMO) exerce um papel fundamental no projeto. “Não poderíamos ficar de fora dessa iniciativa que ajuda a população mais carente a chegar nos consultórios médico”, afirma o vice-presidente da AMO, Helder Rondon Luz.

Quem precisava de serviço multidisciplinar também encontrou no evento. Eliandra de Almeida saiu do bairro Costa Verde em busca de pediatra e dentista para sua neta, Brenda Vitória Almeida, 6 anos, que tem autismo e estava com sintomas gripais. “Vi na TV que iria ter esse evento e trouxe ela para checar a tosse e coriza. Brenda tem autismo e precisava do encaminhamento e eu consegui”, comemora a vó, satisfeita com sua estreia no projeto.

Participante ativa das edições anteriores do Multiação em Várzea Grande, Vanessa Rosa, do bairro Vitória Régia, levou seu pet desta vez. “Trouxe meu pet para vermifugação e tomar vacina. Aproveitei para renovar meus exames de vista e pegar óculos”, disse. Sob a expectativa de uma noitada animada, Maria de Lurdes só precisou atravessar a rua da sua casa para esmaltar as unhas e cortar o cabelo. “Fiquei linda e pronta para a noite”, celebra Maria, esbanjando beleza para a festa que lhe aguarda mais tarde.

Ver a alegria da comunidade não tem preço para o presidente interino da Fiemt, Wagner Gasbarro. Ele percorreu as tendas do evento para conferir a satisfação do público. “Sem o apoio dos nossos parceiros não seria possível ver o sorriso de toda essa gente que angústia meses e até anos à espera de um serviço de saúde. A união dos esforços é fundamental para a permanência do projeto”, pontua.

O Multiação sempre ajudou a reduzir a desigualdade de acesso à saúde e serviços básicos. As pessoas enfrentam sol e chuva quando têm chance de serem atendidas. Essa determinação é vista com respeito e carinho pelo superintendente Regional do Sesi, Alexandre Serafim. “O tempo nublado e nem o risco eminente de chuva intimidaram a comunidade. Isso mostra a importância da iniciativa em suprir a carência da população, seja na área da saúde ou outros serviços básicos”.

A primeira edição da temporada de 2024 atingiu o planejado, que é levar saúde, bem-estar, qualidade de vida e lazer ao cidadão. São serviços básicos, porém essenciais para dignidade humana, entende o diretor de Programação, Entretenimento e Comunicação da RMC, Ulisses Serotini.

“Muitas pessoas não conseguem o básico e isso gera frustação, desencadeando problemas físicos e emocionais. O que ofertamos no Multiação vai além de atendimento, estamos oferecendo dignidade para o cidadão que às vezes não tem condição de pagar um corte de cabelo, de fazer exame ou de receber orientação jurídica. No projeto, os mais necessitados encontram o que precisam e saem mais felizes do que chegaram”, diz Ulisses.

Apenas na área da saúde, mais de 1.200 senhas foram ofertadas nas especialidades de odontologia, ginecologia, pediatria, fisioterapia, oncologia, clínico geral, urologia, entre outras. Além dos atendimentos médicos, foram oferecidas ações em diversos segmentos, como encaminhamento de vagas de estágio e emprego; doação de mudas; orientações sobre benefícios previdenciários e assistenciais do INSS, em educação; na área jurídica, empreendedorismo, cultural e cidadania.

Conheça os parceiros do Multiação

São parceiros do Multiação a Associação Mato-grossense de Oftalmologia, Sicredi, Bom Futuro, Café Brasileiro, Oncovida, Centro de Patologia e Citologia, Clínica Genus, Clínica Revivere, Clínica Veterinária Mato Grosso, Comando Geral da Polícia Militar, Ecoponto Sindirecicle, Energisa, Exército Brasileiro, Grupo Imagens Medicina Diagnóstica, Hospital Amecor, Hospital Santa Helena, Hospital São Judas Tadeu, Help Vida, Hemocentro, Instituto Euvaldo Lodi (IEL), INSS, Instituto Ação Verde, Instituto Embelleze, Laboratório Carlos Chagas (Grupo Sabin), MTU, Amigo Internet, Pró Ótica, Puríssima, Refrigerantes Marajá, Rotary, Sebrae, Senai, Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), Tribunal Regional do Trabalho 23ª Região, Unic, Unimed, Uniodonto e Univag.

 

 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários