Cuiabá, 03 de Julho de 2024
Notícia Max
03 de Julho de 2024

CULTURA Sexta-feira, 28 de Junho de 2024, 14:32 - A | A

Sexta-feira, 28 de Junho de 2024, 14h:32 - A | A

no MISC

Cineasta e escritor cuiabano, Wuldson Marcelo lança o seu 4º livro de contos

O local da cerimônia também integra a programação da Lavagem da Escadaria do Rosário, que acontece neste sábado (29)

Grazi Godwin | Da Assessoria

Na próxima terça-feira (2), a partir das 19h, o MISC (Museu da Imagem e do Som) será o local da cerimônia de lançamento do 4º livro do cineasta e escritor cuiabano Wuldson Marcelo. Intitulada “Se Quer Que Algo Tenha Fim, Não Se Cale”, a obra é uma coletânea de minicontos que retratam a realidade de pessoas negras que vivem em Cuiabá. As ilustrações são da artista Lua Brandão.

Wuldson diz que as iniciativas públicas de fomento à publicação de livros através de editais, como foi o caso de sua obra, valorizam as produções literárias do município e do Estado, mas que isso não é suficiente para estimular a leitura nas crianças e jovens. “É fundamental discutir mais profundamente a formação de leitores e criar meios dos livros estarem presentes na vida de crianças e adolescentes”, disse.

Wuldson comenta sobre o enredo do livro. “O livro tem 100 minicontos, entre uma e 32 linhas. Essas histórias tratam sobre ser negro em Cuiabá. Falam a respeito da vida, da cultura, dos desejos, dos medos que nos vinculam como um povo. Acredito que, em última instância, trata-se de laços, de escolhas, paixões, vivências identificáveis, por mais que tenhamos experiências distintas”, explica.

Além da cerimônia de lançamento, o MISC recebe a exposição itinerante “A Festa de Tradicional de São Benedito”, que ficará até o dia 13 de setembro. O local também fará parte da programação da Lavagem da Escadaria do Rosário, atividade religiosa e cultural que vai para a sua 8º edição. Ambas as atrações dizem respeito à ancestralidade do povo cuiabano.

Lindsey Catarina de Sá, presidente da Associação da Lavagem das Escadarias Rosário e São Benedito, diz que a escolha do MISC como ponto de partida foi estratégico. “O MISC se localiza no Centro Histórico de Cuiabá e é um ótimo lugar para armazenar os equipamentos utilizados durante a atividade, realizar reuniões de planejamento sobre a Lavagem, além de o espaço estar fixado entre a Igreja do Rosário, que é o ponto de partida da caminhada, e o Morro da Luz”, disse.

O livro “Se quer que algo tenha fim, não se cale” teve fomento do edital complementar Estevão de Mendonça (nº 01/2022), com o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (SECEL), apoio do Museu da Imagem e Som de Cuiabá (MISC) e a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá.

A entrada na cerimônia é gratuita. O MISC se localiza na rua 7 de Setembro, nº 1, no Centro Norte de Cuiabá.

*Sinopse da Obra*
“Se quer que algo tenha fim, não se cale” é um livro de minicontos que trata da vivência de pessoas negras em Cuiabá e dialoga com a experiência de ser negro em um mundo globalizado que opera sob o racismo institucional, estrutural e recreativo. Os minicontos vão além de denunciar o sofrimento causado pelo preconceito racial, trazendo histórias sobre amor, religião e relações interpessoais. “Se quer que algo tenha fim, não se cale” é dividido em três partes e conta com ilustrações de Lua Brandão.

*Conheça Wuldson Marcelo*
Wuldson Marcelo. Mestre em Estudos de Cultura Contemporânea (UFMT) e graduado em Filosofia (UFMT).
É escritor, continuísta, realizador audiovisual, roteirista e editor da revista digital Ruído Manifesto. Integrante do Aquilombamento Audiovisual Quariterê desde a sua fundação, em 2017, é um dos curadores da Mostra de Cinema Negro de Mato Grosso. Além disso, faz parte do Coletivo Miraluz Films.
Autor dos livros As luzes que atravessam o pomar e outros contos (Editora Carlini & Caniato, Cuiabá, 2018), Obscuro-shi – Contos e desencontros em qualquer cidade (Editora Carlini & Caniato, Cuiabá, 2016) e Subterfúgios Urbanos (Editora Multifoco, Rio de Janeiro, 2013).

*Conheça Lua Brandão*
Lua Brandão é uma artista cuiabana e formada em Publicidade e Propaganda pela UFMT. Em 2018 ilustrou o seu primeiro livro com o seu personagem autoral, Boneco de Osso, para o autor Wuldson Marcelo. Em 2021 ilustrou o livro Antologia de Contos e Poemas | Prêmio Rodivaldo Ribeiro de Literatura. Atualmente a artista trabalha com sua marca autoral e tem seu ateliê dentro de uma Kombi que viaja o Brasil.
Atualmente a artista trabalha com sua marca autoral e tem seu ateliê dentro de uma Kombi que viaja o Brasil.

*O que é:* Lançamento do livro “Se quer que algo tenha fim, não se cale”, do autor e cineasta Wuldson Marcelo
*Onde é:* Museu da Imagem e Som de Cuiabá (MISC)
*Quanto é:* Entrada Gratuita
*Horário:* A partir das 19h

 

 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários