Cuiabá, 03 de Julho de 2024
Notícia Max
03 de Julho de 2024

ECONOMIA Segunda-feira, 25 de Março de 2024, 07:46 - A | A

Segunda-feira, 25 de Março de 2024, 07h:46 - A | A

Zona de Processamento de Exportação

Mauro: “Alfandegamento da ZPE de Cáceres impulsionará desenvolvimento de MT”

A Zona de Processamento de Exportação de Cáceres é a terceira do Brasil e tem uma área de, aproximadamente 240 hectares

Da Redação

A Zona de Processamento de Exportação de Cáceres (ZPE) recebeu autorização para iniciar o seu funcionamento. O Ato Declaratório de Alfandegamento foi assinado pelo superintendente da Receita Federal, Antônio Baltazar, na última quinta-feira (21)m permitindo as atividades alfandegárias da ZPE.

O governador Mauro Mendes destacou que o Governo do Estado construiu condições para que os municípios de Mato Grosso, como Cáceres, pudessem receber investimentos e ter a finalização das obras que estavam paradas nos governos anteriores.

O gestor ainda destacou que a ZPE irá impulsionar a economia regional e de todo Estado, facilitando as exportações e estimulando o crescimento industrial no oeste do estado, uma região com grande potencial de expansão.

“A ZPE vai dar vazão às nossas exportações e para a ampliação da indústria da região oeste, que tem um potencial para continuar expandindo. Ações como essa irão contribuir para que esse crescimento ganhe ainda mais impulso e energia”, ressaltou o governador.

A Zona de Processamento de Exportação de Cáceres é a terceira do Brasil e tem uma área de, aproximadamente 240 hectares. A obra, retomada em 2020 e concluída em dezembro de 2023, recebeu o investimento de R$ 16 milhões da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec).

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, a autorização para funcionamento da ZPE é uma conquista para todo o Estado.

“Vencemos essa etapa e agora já estamos trabalhando nos novos desafios. A ZPE agora é ZPE e não apenas um distrito industrial. Já temos quatro empresas com projetos em análise no Conselho Nacional de ZPEs do Brasil, para que possam se instalar e operar no local. Após 30 anos, é um momento histórico para Mato Grosso", acrescenta.

O superintendente Regional da Receita Federal, Antônio Baltazar, disse que Mato Grosso apresenta o maior crescimento entre todos os Estados, com PIB três vezes acima da média nacional e com uma das maiores arrecadações. Ele também pontuou as vantagens a partir da implementação da ZPE em Cáceres.
“Traz geração de emprego, transferência de conhecimento, desenvolvimento e logística para o Estado continuar crescendo muito. Eu vejo o Centro-Oeste, principalmente Mato Grosso, como uma fronteira importante para o desenvolvimento do país. Nossas fichas estão apontadas para cá”, disse.

PARCERIAS – Uma comitiva de 12 empresários chineses está em Mato Grosso avaliando oportunidades de comércio e investimentos. O grupo, que chegou ao Estado na segunda-feira (18) e permanece até hoje (22), conheceu a ZPE, e se reuniu com produtores e empresas locais.

“O principal objetivo desses empresários é implantar unidades de processamento na ZPE de Cáceres, com foco nas áreas de soja, milho e carnes bovina, suína e de frango. Eles estão determinados a conhecer as oportunidades de investimento na região e estabelecer vínculos estratégicos com os empresários mato-grossenses”, explicou a coordenadora da Comércio Exterior da Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedec), Júlia Assis.

 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários