Cuiabá, 02 de Julho de 2024
Notícia Max
02 de Julho de 2024

ESPORTE Terça-feira, 21 de Novembro de 2023, 15:04 - A | A

Terça-feira, 21 de Novembro de 2023, 15h:04 - A | A

novo técnico

Tiago Nunes se apresenta e mira retomada do Bota: "Sedentos por uma vitória"

Treinador concede primeira entrevista no clube às vésperas da estreia contra o Fortaleza no Castelão

Globo Esporte

O Botafogo apresentou Tiago Nunes como novo treinador nesta terça-feira no Estádio Nilton Santos. O gaúcho de 43 anos chega com contrato até o final de 2025 para tocar o projeto a longo prazo do clube, mas com a missão imediata de tentar conquistar o Brasileirão na reta final.

 - Agradecer a todo carinho que tenho recebido desde o primeiro momento que começaram a gerar as especulações. E também ao Mazzuco, John Textor e Alessandro pela confiança no meu nome. Nesse momento tão importante na história do clube. Me coloco a inteira disposição. Desde o momento que fomos contactados, não pensamos duas vezes. Acreditamos nos jogadores, no projeto. É um grupo de caráter, que trabalha bastante e que está merecendo brigar pelo título - afirmou Nunes.

 O diretor de futebol André Mazzuco abriu a entrevista falando sobre a escolha pelo treinador, que estava no Sporting Cristal e tem passagens por Athletico-PR, Corinthians, Grêmio e Ceará no futebol brasileiro.

- Tiago é um profissional que é nosso perfil ideal que a gente pensava já na continuidade do clube. Treinador que vem com duas missões. A primeira nesse final de competição para buscar o título e brigar ao máximo até o final. E o segundo momento em um projeto, como não poderia deixar de ser, de reconstrução do clube. Começou 18 meses atrás e a gente espera que o treinador seja uma das grandes lideranças.

O primeiro desafio de Tiago pelo Botafogo em busca do título Brasileiro é contra o Fortaleza, quinta-feira, às 19h, no Castelão. O clube é o vice-líder do Brasileirão, com 60 pontos. A equipe tem um jogo a menos que o Palmeiras, primeiro colocado, que tem 62. Ou seja, o Alvinegro só depende de si para ser campeão. Confira outras respostas do treinador:

COMO TRABALHAR NO PERÍODO CURTO 

"Primeiro de tudo é passar confiança para que esse grupo entenda que o que fez e está fazendo é um trabalho de alto nível. Não podemos apagar uma temporada por causa de cinco ou seis jogos. É um grupo de grande qualidade que se colocou entre as equipes postulantes'.

"É um campeonato longo e todos as equipes oscilam. No início, no meio ou no final. Eu chego de fora, sem envolvimento emocional, e procuro mostrar para os atletas. O objetivo agora é repetir e retomar a confiança dos jogadores para que eles entendam que os resultados negativos muitas vezes não tem só a ver com a performance". 

CARACTERÍSTICAS DO GRUPO E DO TREINADOR 

"Creio que a organização defensiva e ofensiva não pode ser só pelos números. A parte ofensiva tem uma conexão direta com o sistema defensivo. É uma construção que passa desde o goleiro até os atacantes. O craque do Botafogo é o coletivo".

"Foi uma equipe construída para isso, para dinâmica, coletiva, cooperativa dentro de campo. E quando não funciona tão bem, a gente não pode culpar só um setor. Temos que mostrar que foi uma equipe equilibrada e voltar a repetir esses comportamentos".

"Para você evitar gols, tem que ter jogadores de ataque que façam o primeiro combate. Tenho certeza que nos cinco jogos que faltam, dificilmente não vamos sofrer gols. Mas a gente tem que estar sempre equilibrado para entender o momento e lidar bem com isso. Não é porque sofreu gol que está tudo errado. É conseguir fazer com que do próximo jogo a gente consiga ter a reação que todos esperam". 

RETOMADA 

"Eu trabalhei no Ceará, conheço muito bem a equipe do Fortaleza e a dificuldade que é jogar naquele estádio. Teve agora a vitória do Cruzeiro contra o Fortaleza, mas a gente sabe que por característica é muito difícil jogar lá. Também sei que estamos sedentos por uma vitória".

"Acredito em objetivos curtos. Chegar bem treinado lá, com uma ideia clara de jogo do que a gente quer de proposta coletiva. Cumprir um tempo pro vez. A partir disso se adequando ao que o jogo se apresenta. Não diria que está aí toda a retomada de chave, mas é um jogo importante porque é uma partida a mais que os adversários. Precisamos entender também que vamos enfrentar um adversário pressionado que precisa do resultado". 

TIQUINHO 

"Minha ideia é contar com ele já contra o Fortaleza. Está treinando com a gente desde ontem. Já tinha treinado em separado desde sábado. Está no processo de recuperação e, a partir daí, é uma referência da equipe, muito importante".

"Nessa temporada vive um dos melhores momentos da carreira e precisamos aproveitar ao máximo. Eu como treinador tenho que estar aqui para dar a eles o direito de tentarem as jogadas. O jogador tem o direito de errar, em algum momento ele vai se equivocar. Eu como treinador estou aqui para dar esse amparo para que ele possa retomar a melhor versão dele". 

EMOCIONAL 

"Objetivos curtos. No momento são metas a curto prazo. Começamos a estabelecer pensando em um treinamento por vez e atingir objetivos ali. Temos cumprido isso dia a dia e os atletas estão entendendo. Mostrando também a quantidade enorme de acertos que tiveram dentro da temporada".

"A partir disso eles começam a estar bem para competir contra o Fortaleza. Antes de a gente passar pelo Fortaelza, não fala em Santos. Sabe que vai ter um espaço curto, tempo pequeno de preparação, mas hoje a gente tem uma condição de preparação para suportar essa sequência".

"A gente percebe que muitos jogadores rodaram e tiveram minutos importantes. Não é só um projeto para essa temporada. Para esse momento específico, são objetivos curtos, focar no Fortaleza, no primeiro tempo. A partir daí seguimos em frente". 

REPETIÇÃO DO TIME 

 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários