Cuiabá, 27 de Julho de 2024
Notícia Max
27 de Julho de 2024

INTERNACIONAL Sexta-feira, 26 de Julho de 2024, 09:07 - A | A

Sexta-feira, 26 de Julho de 2024, 09h:07 - A | A

 Império criminoso de Sinaloa

EUA anunciam prisão de 'El Mayo' e filho de 'El Chapo', chefes de cartel mexicano

Cartel de Sinaloa é considerado um dos mais violentos e poderosos do mundo. Os dois presos enfrentam acusações como de tráfico de fentanil, substância que provocou epidemia nos EUA e é 50 vezes mais viciante que a heroína

G1

Os Estados Unidos anunciaram que prenderam nesta quinta-feira (25) Ismael Zambada García, conhecido como "El Mayo", e Joaquín Guzmán López, um dos filhos de Joaquín Guzmán, o "El Chapo". Os dois são chefes do cartel mexicano de Sinaloa, considerado uma das organizações criminosas mais poderosas do mundo, segundo o Departamento de Justiça norte-americano.

As prisões ocorreram na cidade de El Paso, no Texas. De acordo com a agência Reuters, os dois foram abordados pelas autoridades assim que pousaram com um avião particular.

Os dois traficantes enfrentam uma série de acusações, incluindo tráfico de fentanil e produção de drogas. O fentanil é uma substância que virou epidemia nos Estados Unidos, chegando a matar 300 pessoas em um único dia, e já surpreendeu autoridades brasileiras após ser apreendido com traficantes no Brasil (leia mais abaixo).

 Império criminoso de Sinaloa
El Mayo é um dos traficantes mais conhecidos da história do México e cofundou o cartel de Sinaloa. O parceiro dele, El Chapo, foi extraditado para os Estados Unidos em 2017 e está cumprindo pena perpétua em uma prisão de segurança máxima.

Após a extradição de El Chapo, o império criminoso foi herdado por quatro de seus filhos, conhecidos como "Los Chapitos". Eles assumiram a facção e se tornaram alguns dos maiores exportadores de fentanil para os Estados Unidos.

Além de Joaquín Guzmán López, filho de El Chapo preso nesta quinta, outro "Chapito", Ovidio Guzmán, tinha sido entregue à Justiça americana em setembro do ano passado.

El Mayo e Los Chapitos têm tido um relacionamento conturbado desde a extradição de El Chapo. A prisão dos dois traficantes pode desencadear instabilidade ou até mesmo violência no México, segundo analistas.

Em fevereiro, promotores federais dos EUA acusaram El Mayo de conspiração para fabricar e distribuir fentanil. A droga é a principal causa de morte de americanos entre 18 e 45 anos, segundo as autoridades norte-americanas.

 Fentanil é mais viciante que heroína
Usado na medicina intensiva, na oncologia e na medicina paliativa por ser um opioide altamente potente, o fentanil é um anestésico 50 vezes mais viciante que a heroína e 100 vezes mais forte do que a morfina. Ele tem sido consumido de forma ilegal nas ruas dos EUA.

No Brasil, o fentanil já chegou a ser apreendido com traficantes em operações policiais em estados como o Rio de Janeiro e o Espírito Santo. A polícia capixaba apura se a droga vem sendo desviada de hospitais no país.

 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários