Cuiabá, 03 de Julho de 2024
Notícia Max
03 de Julho de 2024

INTERNACIONAL Domingo, 28 de Abril de 2024, 08:08 - A | A

Domingo, 28 de Abril de 2024, 08h:08 - A | A

Guerra em Gaza

Hamas envia delegação ao Catar para debater cessar-fogo com Israel

G1

O Hamas anunciou neste domingo (28) que enviará uma delegação ao Cairo para uma nova tentativa de acordo com Israel para um cessar-fogo na Faixa de Gaza em troca da devolução de reféns ainda sob poder do grupo terrorista.

A delegação vai discutir uma nova proposta que está sobre a mesa, segundo um membro do Hamas disse à agência de notícias Reuters. A proposta foi desenvolvida pelos mediadores do acordo -- os governos do Catar, do Egito e dos Estados Unidos.

A decisão do Hamas de enviar a delegação indica que o grupo pode ter aceitado, ao menos parcialmente, uma contraproposta enviada por Israel na semana passada. No sábado (27), membros do grupo terrorista disseram que estavam estudando o texto proposto pelo governo israelense.

"O Hamas recebeu a resposta oficial da ocupação sionista à nossa posição que havia sido enviada aos mediadores egípcios e cataris em 13 de abril", disse, em comunicado, o número dois da ala política do Hamas em Gaza, Khalil Al-Hayya.

Inicialmente, os mediadores haviam proposto um cessar-fogo permanente que levaria ao fim gradativo da guerra. Em troca, o Hamas devolveria os cerca de 130 reféns ainda sob o poder do grupo.

As rodadas anteriores de negociações, que vêm sendo feitas desde o fim do ano passado, não conseguiram chegar a um acordo. O Hamas exige o fim permanente da guerra e a retirada das forças israelenses na Faixa de Gaza.

Já o governo israelense ofereceu apenas um cessar-fogo temporário em troca de o Hamas libertar os cerca de 130 reféns, além de mais abertura para a entrada de ajuda humanitária. Mas Israel já afirmou que não encerrará as suas operações até que tenha alcançado o seu objetivo de destruir o Hamas.

O ministro das Relações Exteriores de Israel disse no sábado que uma incursão planejada em Rafah, onde mais de um milhão de palestinos deslocados estão abrigados, também poderia ser suspensa caso surgisse um acordo para libertar os reféns israelenses.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários