Cuiabá, 13 de Janeiro de 2025
Notícia Max
13 de Janeiro de 2025

POLÍTICA & PODER Segunda-feira, 26 de Novembro de 2018, 09:35 - A | A

Segunda-feira, 26 de Novembro de 2018, 09h:35 - A | A

MESA DIRETORA DA AL

Botelho já é consenso à presidência, briga fica pela Primeira Secretaria

Redação

Reprodução

 

O deputado estadual Eduardo Botelho (DEM) vai comandar novamente a Assembleia Legislativa. O seu nome já é praticamente consenso na disputa pela Mesa Diretora, sendo que seus principais adversários, a deputada reeleita Janaina Riva (MDB) e o deputado reeleito Guilherme Maluf (PSDB) já abriram mão da disputa e agora brigam por compor a Primeira Secretaria da Casa.

 

Maluf foi o primeiro a admitir compor com Botelho, defendendo ainda a participação dos deputados novatos na direção da AL. “Eu coloquei o meu nome, mas compus e virei secretário do Botelho. Então, a discussão é feita em cima de projeto e propostas, mas a composição efetiva pode dar qualquer coisa, por exemplo, eu não tenho dúvidas que o Botelho se fortaleceu com a eleição de Mauro Mendes, já que são do mesmo partido”, destacou.

 

Já Janaina Riva, que chegou a tecer algumas críticas a Botelho, na tentativa de viabilizar sua candidatura a presidente da Assembleia, revelou na semana passada que  há um consenso da maioria dos parlamentares com relação à recondução do presidente Eduardo Botelho à presidência, e que agora almeja a Primeira Secretaria.

 

"Hoje depende muito mais da articulação de cada grupo e de quem vai articular melhor. Fico feliz de ter ao meu lado alguns companheiros que desde esta legislatura já tinham o anseio de fazer parte da Mesa, e a gente vê uma oportunidade agora de iniciar isso pela Primeira Secretaria e quem sabe na próxima Mesa ter um novato na composição da Presidência ou da Primeira Secretaria, agregando aí um grupo que pleiteia a renovação na Casa, acho que isso é o mais importante", complementa a parlamentar.

 

O que se vê agora, nos bastidores, é a disputa pela Presidência migrar para o cargo de primeiro secretário. Estariam de olho neste cargo o deputado Guilherme Maluf (PSDB), que já exerce essa função atualmente, o deputado Max Russi (PSB), e também a deputada Janaína Riva (MDB). Em comum, há o discurso da importância da participação dos novatos na Mesa Diretora, e a busca de apoio junto aos mesmos.

 

“Eu defendo uma chapa mista, pois acho que os novatos que quiserem, têm sim que fazer da Mesa Diretora, assim como os que foram reeleitos. Eu vejo pela primeira vez uma mesa sendo trabalhada de forma separada. O que existe até momento são deputados tentando articular os cargos da Mesa Diretora, e eu acho muito legal isso pois dá uma tom mais democrático ao processo, do que se já tivéssemos uma chapa posta, inviabilizando talvez a formação de novas lideranças na AL”, disse a deputada Janaina Riva, ao frisar que  tem procurado os partidos também para conversar com os novatos sobre a importância da renovação em si, não apenas pelo apoio à candidatura dela à Primeira Secretaria.

 

Maluf também defende a participação dos eleitos pela primeira vez na Mesa Diretora, ressaltando que vê como fundamental que deputados experientes sejam os representantes nos dois principais cargos, ou seja, a Presidência e Primeira Secretaria.

 

“Eles tem que ter representatividade na Mesa, uma Mesa sem deputados novos não vai vingar. Mas a sociedade não mandou os 14 fazer administração da Casa, até porque eu sou deputado de três mandatos e eu levei dois mandatos para entender do que se tratava a Mesa Diretora, a forma de fazer gestão. Não que eu ache que as pessoas de primeiro mandato não tenha essa capacidade, mas tem que mostrar isso”, disse o tucano em recente entrevista a Rádio Capital FM.

 

A eleição para Mesa Diretora da Assembleia acontecerá no dia 1º de fevereiro de 2019, quando inicia a 5ª Sessão Legislativa Ordinária da 19ª Legislatura.

 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários