Cuiabá, 03 de Janeiro de 2025
Notícia Max
03 de Janeiro de 2025

POLÍTICA & PODER Segunda-feira, 14 de Novembro de 2022, 08:50 - A | A

Segunda-feira, 14 de Novembro de 2022, 08h:50 - A | A

COP-27

Mauro vai mostrar ao mundo as potencialidades de MT como modelo de bioeconomia

Governador participa da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2022 (COP-27), que ocorre no Egito

Da Redação

O governador Mauro Mendes está participando da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2022 (COP-27), que ocorre em Sharm El-Sheikh, no Egito, e destacou que o trabalho ambiental do Estado tem ganhado reconhecimento internacional e citado como exemplo no evento.

“O trabalho que temos feito em Mato Grosso na área ambiental, unindo preservação das florestas com produção de alimentos, já tem sido reconhecido na comunidade internacional. Nat Keohane, importante especialista climático global, usou Mato Grosso como exemplo, para o mundo, em sustentabilidade e ainda afirmou que “o mundo precisa de mais estados como Mato Grosso”, disse Mendes em postagem no Instagram na sexta-feira (11).

Durante a COP-27, Mauro reforça a posição de Mato Grosso como a região do planeta que mais produz alimentos com respeito ao meio ambiente, e que põe em prática ações concretas e metas ousadas de redução de carbono. Ele destaca que os dados positivos na redução do desmatamento ilegal e a forte atuação para a proteção das florestas.

“Temos o maior projeto de descarbonização em andamento no Brasil. Nosso plano de ação é reduzir as emissões de carbono em 80% até 2030 e neutralizar essas emissões até 2035, ou seja, 15 anos antes das metas adotadas na maior parte do mundo. E isso é possível porque estamos trabalhando em 12 eixos desde o início da gestão. Não é um mero projeto, mas um plano de ação que já está sendo colocado em prática”, explicou.

Além dos resultados positivos, o governador vai mostrar ao mundo as potencialidades de Mato Grosso como um modelo de bioeconomia, já reconhecido inclusive por especialistas climáticos globais.

Um exemplo dessa potencialidade é que, mesmo sendo o maior produtor de soja, milho e algodão do país, Mato Grosso pode expandir e muito sua produção sem precisar derrubar novas áreas, por meio da conversão da área de pastagens e agricultura regenerativa.

O governador ainda destacou que essa é a forma de que Mato Grosso será mostrado durante a participação no COP27. “Esse é o panorama que nós vamos mostrar nos próximos dias na COP 27 no Egito, para fortalecer nosso estado como a região do planeta que mais produz e preserva”.

Mauro Mendes ainda ressalta que a capacidade de preservação e produção deveria fazer com que fosse elogiada ao invés de criticada: “Tinha que estender tapete vermelho para nosso país. E é isso que vamos mostrar um pouco lá fora, que Mato Grosso tem grande capacidade de continuar produzindo, queremos e vamos preservar a floresta Amazônica. Vamos respeitar o código ambiental brasileiro, o mais restritivo código ambiental do mundo e eles falaram agora que nem isso nós podemos respeitar, então, não podemos admitir esse ultraje a todos nós brasileiros”, criticou.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários