Cuiabá, 26 de Dezembro de 2024
Notícia Max
26 de Dezembro de 2024

CIDADES Quarta-feira, 07 de Novembro de 2018, 08:56 - A | A

Quarta-feira, 07 de Novembro de 2018, 08h:56 - A | A

PODER DO CIDADÃO

Alunos são diplomados pelo Programa Voto Consciente

Redação

Junior Silgueiro

 

Vinte alunos do ensino médio de quatro escolas da rede estadual de Mato Grosso foram diplomados na manhã desta terça-feira (06.11) pelo Programa Voto Consciente 2018. Os alunos foram eleitos em seus respectivos partidos durante eleições que ocorreram nas escolas, entre os dias 16 e 19 de outubro.

 

O programa Voto Consciente é realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), por meio da Escola Judiciária, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), e visa formar jovens eleitores mais conscientes para o processo político do país.

 

Participaram do programa alunos das Escolas Estaduais Padre Firmo Duarte Filho, Professor Rafael Rueda, Professor Adalgisa de Barros e Padre João Panarotto.

 

Para a secretária de Estado de Educação, Esporte e Lazer, Marioneide Kliemaschewsk, um dos pontos importantes do programa é trabalhar a cidadania e a coletividade nas unidades educacionais, fazendo com que os jovens conheçam o que é e como funciona o processo político no país.

 

“Esse programa é de extrema importância, pois desenvolve alguns aspectos que é imprescindível numa sociedade, que é a concepção do poder que temos enquanto cidadãos. E momentos como esse traz o jovem, que é realmente quem vai fazer a diferença na história, para participar da construção de um novo projeto político para o nosso país”, observou.

 

“Que esses alunos possam ser muito mais do que apenas protagonistas desse momento, mas que possam ser os multiplicadores do projeto na rede toda”, completou a secretária.

 

Conforme destacou o presidente do TRE, desembargador Marcio Vidal, a justiça eleitoral vem trabalhando programas como esse com o objetivo de despertar na sociedade uma consciência coletiva e o exercício da cidadania.

 

“Nenhuma sociedade se constrói se não houver uma efetiva participação e engajamento de todos. O ato de votar é apenas uma etapa do processo de democracia, ou seja, um regime que é muito importante para a vivência em sociedade”.

 

Aprendizado

 

Para o aluno Vitor Gabriel Brandão, 16 anos, da escola Rafael Rueda, o processo eleitoral em sua escola foi uma experiência muito importante que jamais se esquecerá e que agora a política fará parte efetivamente da sua vida. “Aprendemos o quanto a política é importante para nós e para o nosso país. A partir de agora vou estudar melhor as propostas dos candidatos, pois preciso saber escolher aquele que me representará”.

 

Vitor Gabriel, que é presidente do partido PEMA (Partido da Educação e do Meio Ambiente), defendeu, juntamente com seu grupo, algumas propostas voltadas para a proteção do meio ambiente, como a arborização da fachada, Dia D de limpeza na escola e o Controle dos focos de proliferação de caramujos e mosquito da dengue.

 

“O projeto nos incentiva não apenas a cuidar da limpeza da escola, mas também sobre a importância de proteção do meio ambiente”, disse o aluno.

 

O coordenador da escola Padre Firmo, professor João Paulo Meira, destacou que o programa dá subsídios para os professores trabalharem com os alunos a questão da importância do voto consciente. “Não há dúvida de que esse programa colabora para preparar melhor os nossos alunos para o processo eleitoral”.

 

O evento de diplomação foi marcado por apresentações musical, teatral e de dança, todas realizadas pelos alunos das quatro escolas participantes.

 

Os partidos diplomados foram:

 

PEMA – Partido da Educação e do Meio Ambiente - Escola Prof. Rafael Rueda;

PCEL – Partido da Cultura, Esporte e Lazer - Escola Prof. Adalgisa de Barros;

PEC – Partido da Ética e Cidadania - Escola Padre Firmo Duarte Filho;

PCEL – Partido da Cultura, Esporte e Lazer - Escola Padre João Panarotto.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários